Mundo

Trump presidirá reunião sobre o Irã no Conselho de Segurança da ONU

Os Estados Unidos, que neste mês ocupam a presidência rotativa do Conselho de Segurança, transformou a questão iraniana em uma de suas prioridades na ONU

Trump: os EUA deixaram o acordo nuclear firmado em 2015 entre o Irã e potências internacionais (Leah Millis/Reuters)

Trump: os EUA deixaram o acordo nuclear firmado em 2015 entre o Irã e potências internacionais (Leah Millis/Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de setembro de 2018 às 16h27.

Nações Unidas - Donald Trump presidirá neste mês uma reunião sobre Irã no Conselho de Segurança da ONU, informaram nesta terça-feira fontes diplomáticas.

O presidente americano liderará o encontro aproveitando sua viagem a Nova York para participar dos debates de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas, que começam no próximo dia 25 com a presença da maioria dos líderes internacionais.

Os Estados Unidos, que neste mês ocupam a presidência rotativa do Conselho de Segurança, transformaram a questão iraniana em uma de suas prioridades na ONU desde que Trump chegou à Casa Branca, insistindo que Teerã é a principal ameaça no Oriente Médio.

Trump decidiu este ano abandonar o acordo nuclear firmado em 2015 entre o Irã e potências internacionais, um pacto selado por uma resolução do Conselho de Segurança.

A medida abriu uma lacuna entre Washington e seus aliados europeus, que continuam defendendo e implementando o acordo nuclear.

O debate sobre o Irã no Conselho de Segurança será realizado a princípio no dia 26 de setembro, um dia depois de Trump discursar diante do plenário da Assembleia Geral.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, também estará em Nova York para participar das reuniões da Assembleia.

A missão americana na ONU tinha adiantado hoje que Trump presidiria uma sessão do Conselho de Segurança sobre "um importante assunto regional", sem especificar que o tema seria o Irã.

Além disso, a missão disse que o presidente será anfitrião durante sua visita a Nova York de outro encontro de alto nível com chefes de Estado e de Governo sobre "um desafio global".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Irã - PaísONU

Mais de Mundo

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz