Mundo

Trump presidirá reunião sobre o Irã no Conselho de Segurança da ONU

Os Estados Unidos, que neste mês ocupam a presidência rotativa do Conselho de Segurança, transformou a questão iraniana em uma de suas prioridades na ONU

Trump: os EUA deixaram o acordo nuclear firmado em 2015 entre o Irã e potências internacionais (Leah Millis/Reuters)

Trump: os EUA deixaram o acordo nuclear firmado em 2015 entre o Irã e potências internacionais (Leah Millis/Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de setembro de 2018 às 16h27.

Nações Unidas - Donald Trump presidirá neste mês uma reunião sobre Irã no Conselho de Segurança da ONU, informaram nesta terça-feira fontes diplomáticas.

O presidente americano liderará o encontro aproveitando sua viagem a Nova York para participar dos debates de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas, que começam no próximo dia 25 com a presença da maioria dos líderes internacionais.

Os Estados Unidos, que neste mês ocupam a presidência rotativa do Conselho de Segurança, transformaram a questão iraniana em uma de suas prioridades na ONU desde que Trump chegou à Casa Branca, insistindo que Teerã é a principal ameaça no Oriente Médio.

Trump decidiu este ano abandonar o acordo nuclear firmado em 2015 entre o Irã e potências internacionais, um pacto selado por uma resolução do Conselho de Segurança.

A medida abriu uma lacuna entre Washington e seus aliados europeus, que continuam defendendo e implementando o acordo nuclear.

O debate sobre o Irã no Conselho de Segurança será realizado a princípio no dia 26 de setembro, um dia depois de Trump discursar diante do plenário da Assembleia Geral.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, também estará em Nova York para participar das reuniões da Assembleia.

A missão americana na ONU tinha adiantado hoje que Trump presidiria uma sessão do Conselho de Segurança sobre "um importante assunto regional", sem especificar que o tema seria o Irã.

Além disso, a missão disse que o presidente será anfitrião durante sua visita a Nova York de outro encontro de alto nível com chefes de Estado e de Governo sobre "um desafio global".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Irã - PaísONU

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'