Mundo

Trump planeja receber Zelensky na próxima semana para concluir acordo econômico

Presidente americano fez anúncio sobre encontro com ucraniano durante visita de Emmanuel Macron a Washington

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 25 de fevereiro de 2025 às 06h55.

Última atualização em 25 de fevereiro de 2025 às 06h57.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na segunda-feira, 24, que planeja se reunir com o governante ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Washington, nesta ou na próxima semana, para finalizar o acordo sobre a transferência de recursos naturais em troca de ajuda militar.

"Vou me encontrar com o presidente Zelensky. Na verdade, ele pode vir nesta semana ou na próxima para assinar o acordo, o que seria ótimo. Ficarei feliz em me reunir com ele. Nós nos encontraremos no Salão Oval. Estamos trabalhando no acordo agora", disse o republicano em uma breve aparição à imprensa ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron.

Trump acrescentou que o acordo está sendo trabalhado no momento e muito próximo de ser concluído.

"Será um acordo sobre terras raras e várias outras coisas. (Zelensky) gostaria de vir aqui, pelo que entendi, para assiná-lo. E isso seria ótimo para mim", disse ele no mesmo dia em que recebeu Macron para discutir esse conflito e outras questões econômicas e internacionais atuais.

De acordo com Trump, os Estados Unidos receberão seu dinheiro de volta "em um período de tempo", mas esse pacto também tem algo "muito benéfico" para a economia ucraniana, "para eles como país".

Perguntado se o acordo fornecerá uma garantia de segurança para a Ucrânia, o presidente dos EUA disse que "será a Europa que garantirá que nada aconteça": "Não acho que isso será um grande problema", opinou.

O líder francês observou que o objetivo comum de ambos é construir uma paz sólida e duradoura e disse estar ciente da necessidade de garantias para alcançar esse objetivo.

"Estou aqui como amigo, porque ao longo dos séculos temos sido amigos, e somos amigos, somos amigos pessoais. Trabalhamos muito bem juntos e acho que os Estados Unidos e a França estão sempre do mesmo lado, o lado certo, eu diria", analisou.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpVolodymyr-ZelenskyUcrâniaGuerras

Mais de Mundo

Guerra comercial de Trump traz risco de partir comércio global entre EUA e China, alerta OMC

EUA negocia acordo para que seus navios de guerra não paguem pedágio no canal do Panamá

República Dominicana encerra buscas nos escombros de casa noturna com ao menos 124 mortos

Cúpula da Celac termina sem consenso por não adesão da Argentina de Milei, Paraguai e Nicarágua