Mundo

Trump planeja abrir sua biblioteca presidencial na Flórida com Boeing 747 como atração

Presidente planeja arrecadar milhões para erguer centro com acervo, museu e jato como peça central

Biblioteca presidencial de Trump: terreno gratuito na Flórida e Boeing 747 do Catar como atrações (Roberto Schmidt/AFP)

Biblioteca presidencial de Trump: terreno gratuito na Flórida e Boeing 747 do Catar como atrações (Roberto Schmidt/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de junho de 2025 às 11h14.

O presidente americano, Donald Trump, está considerando abrir sua biblioteca presidencial em um campus da Universidade Atlântica da Flórida, onde lhe foi oferecido um terreno gratuito.

O Boeing 747 de US$ 400 milhões, presente do Catar, também deve integrar a estrutura como atração turística. A ideia é criar um espaço grandioso, voltado sobretudo para sua base política, o movimento "Make America Great Again" (MAGA), sigla em inglês para "Faça a América grande novamente", em tradução livre.

Para isso, Trump e seus assessores estão organizando uma campanha de arrecadação com a meta de obter centenas de milhões de dólares, incluindo doações privadas e valores provenientes de processos judiciais e fundos remanescentes da posse, segundo uma reportagem do Wall Street Journal.

Além de seu filho Eric Trump e seu genro Michael Boulos, Trump também designou sua principal arrecadadora de fundos, Meredith O'Rourke, como responsável por tocar o projeto, disseram assessores.

Histórico da ideia da biblioteca presidencial de Trump

Durante seu primeiro mandato e após deixar o cargo em 2020, Trump evitou discutir a criação da biblioteca, temendo que isso soasse como um fim definitivo para sua carreira política. Segundo o WSJ, assessores relatam que havia uma espécie de regra informal para evitar o assunto. Agora, porém, após seu retorno à Casa Branca, a ideia voltou a tomar forma.

Lei da Flórida e apoio dos parlamentares

Os parlamentares da Flórida, segundo a reportagem, já aprovaram uma lei que concede ao estado o controle regulatório total sobre bibliotecas presidenciais, impedindo que governos locais obstruam o projeto.

“Deveríamos estender o tapete de boas-vindas e oferecer ao nosso presidente a máxima flexibilidade para construir este marco histórico na Flórida”, disse o senador estadual Jason Brodeur ao apresentar o projeto de lei.

Inspiração e local escolhido para a biblioteca

Segundo o WSJ, a ideia do avião presenteado pelo Catar ser uma atração do complexo parece ser inspirada na Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, em Simi Valley, Califórnia, onde o desativado Air Force One do ex-presidente também está exposto. O local também tem uma réplica do Salão Oval, veículos oficiais e exposições históricas.

Entre os locais considerados para a "meca do MAGA", o favorito é o campus de Boca Raton, por sua proximidade com Mar-a-Lago, a propriedade privada de Trump. Fontes envolvidas com a negociação e citadas pela reportagem dizem que um contrato está perto de ser fechado, concedendo a Trump o uso do terreno por 100 anos sem custos.

Bibliotecas presidenciais nos EUA

Bibliotecas presidenciais são centros oficiais criados para preservar e disponibilizar documentos, registros, objetos e outros materiais relacionados ao mandato de um presidente dos Estados Unidos, funcionando como uma espécie de museu, memorial e centro de pesquisa integrados. Elas são mantidas pelo Arquivo Nacional dos EUA (Nara). Desde Franklin Roosevelt, todos os ex-presidentes americanos têm uma biblioteca presidencial.

Financiamento e relação com a Nara

A construção das bibliotecas presidenciais custa milhões, sendo financiada por uma combinação de doações privadas e verbas estaduais ou parcerias com universidades.

Ainda não está claro como Trump pretende coordenar sua biblioteca presidencial com a Nara, órgão responsável pelos registros presidenciais e com o qual ele tem tido tensões legais envolvendo documentos confidenciais. O órgão afirmou ao WSJ que os registros de Trump já estão sob sua custódia e encaminhou à Casa Branca questões sobre os planos para a biblioteca.

Controle privado das bibliotecas presidenciais

Como outros ex-presidentes, Trump pode optar por deixar o museu sob controle de sua fundação privada. Barack Obama e George W. Bush seguiram por esse caminho, mantendo os registros oficiais com a Nara, mas com museus independentes e controlados por suas fundações.

“O presidente Trump está disposto a violar normas de qualquer maneira, então talvez ele tivesse optado por ter um museu privado independentemente do que Obama tivesse feito”, disse ao WSJ Tim Naftali, diretor fundador da Biblioteca e Museu Presidencial Federal Richard Nixon de 2007 a 2011. “Mas agora é mais fácil para outras fundações presidenciais pressionarem pelo controle total dos museus-bibliotecas.”

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpFlóridaAviões

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk