Mundo

Trump pede que China mantenha fronteira forte com Coreia do Norte

No twitter, Trump disse que a China deve manter a fronteira forte com a Coreia do Norte até o país assine acordo para encerrar seu programa nuclear

Trump: a reunião entre o presidente americano e o líder norte-coreano está marcada para o dia 12 de junho em Singapura (Kevin Lamarque/Reuters)

Trump: a reunião entre o presidente americano e o líder norte-coreano está marcada para o dia 12 de junho em Singapura (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 21 de maio de 2018 às 11h29.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta segunda-feira à China que mantenha "uma fronteira forte e ferrenha" com a Coreia do Norte até que seja concretizado o compromisso de Pyongyang para que encerre seu programa nuclear.

"A China deve continuar com uma fronteira forte e ferrenha com a Coreia do Norte até que cheguemos a um acordo", disse Trump em seu conta no Twitter.

O líder afirmou que "recentemente a fronteira está mais porosa e mais coisas têm sido filtrada".

"Quero que isto ocorra, e que a Coreia do Norte seja MUITO bem-sucedida, mas só depois de assinar (um acordo)", ressaltou Trump.

As palavras de Trump foram ditas duas semanas antes da prevista reunião com o líder norte-coreano Kim Jong-un em Singapura, marcada para 12 de junho.

Em 9 de maio, o secretário de Estado, Mike Pompeo, se reuniu em Pyongyang com Kim e obteve a libertação de três cidadão americanos retidos na Coreia do Norte desde 2015, um gesto considerado de boa vontade no processo de aproximação entre ambos países.

Embora a Casa Branca tenha afirmado que os preparativos para o encontro continuam, na semana passada a Coreia do Norte sugeriu um possível cancelamento do encontro se os EUA exigirem uma desnuclearização "unilateral".

A reunião entre Kim e Trump seria a primeira entre os líderes dos Estados Unidos e a Coreia do Norte após quase 70 anos de confronto iniciada com a Guerra da Coreia (1950-1953) e mais de um quarto de século de fracassadas negociações.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCoreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-unXi Jinping

Mais de Mundo

Imigrantes buscam orientação à medida que posse de Trump se aproxima: 'Todos estão com medo'

'Ninguém vai ganhar uma guerra comercial', diz China após Trump prometer tarifaço

Ucrânia afirma que a Rússia efetuou um ataque noturno 'recorde' com 188 drones

Orsi visita seu mentor Mujica após ser eleito presidente do Uruguai