Mundo

Trump pede mudanças no Irã

Trump tem se expressado no Twitter sobre os protestos no Irã desde que eles começaram, na semana passada

 (Carlos Barria/Reuters)

(Carlos Barria/Reuters)

A

AFP

Publicado em 1 de janeiro de 2018 às 13h22.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (1º) que é "tempo de mudança" no Irã e que a população do país está "com fome" de liberdade, após dias de protestos violentos contra o governo de Teerã.

"O Irã está falhando em todos os níveis, apesar do terrível acordo feito com eles pela administração Obama", disse Trump, referindo-se ao pacto nuclear selado durante o governo do seu antecessor democrata Barack Obama.

"O grande povo iraniano foi reprimido durante muitos anos. Tem fome de comida e de liberdade. Assim como os direitos humanos, a riqueza do Irã está sendo confiscada. É tempo de mudança", afirmou.

Trump tem se expressado no Twitter sobre os protestos no Irã desde que eles começaram, na semana passada.

"O mundo está assistindo!" disse o presidente, repostando trechos de seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro.

"Os regimes opressivos não podem durar para sempre, e chegará o dia em que o povo iraniano enfrentará uma escolha", tuitou, citando o discurso.

Mas o presidente iraniano, Hassan Rouhani, respondeu, dizendo que o líder dos EUA - cujo "todo ser está contra a nação do Irã" - "não tem o direito" de simpatizar com os manifestantes.

Dez pessoas morreram durante a noite no Irã, informou a mídia local, elevando para 12 o número total de mortos após quatro dias de protestos.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia