Mundo

Trump paga pizza e hambúrgueres para atletas na Casa Branca

"É por causa da paralisação (...) Acredito que vão preferir isto do que tudo que poderíamos oferecer", declarou o presidente ao receber os atletas

Donald Trump: presidente serve hamburguer e pizza para atletas (JOSHUA ROBERTS/Reuters)

Donald Trump: presidente serve hamburguer e pizza para atletas (JOSHUA ROBERTS/Reuters)

A

AFP

Publicado em 15 de janeiro de 2019 às 15h30.

Última atualização em 15 de janeiro de 2019 às 15h32.

"Pedimos fast food americano e sou eu que pago", disse nesta segunda-feira o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao receber a equipe de futebol americano universitário Clemson Tigers com pizzas e hambúrgueres, devido às limitações da paralisação parcial do governo federal.

"É por causa da paralisação, como sabem (...). Muitos hambúrgueres e pizzas. Acredito que vão preferir isto do que tudo que poderíamos oferecer", declarou o presidente ao receber os atletas.

Diante da insistência de um jornalista sobre sua rede de fast food favorita, Trump se esquivou: "se você é americano, gosta disto, e todos aqui são americanos".

"Mas prefere McDonald's ou Wendy's?" - repetiu o jornalista. "Gosto de todos...", respondeu o presidente. "Só têm coisas boas, boa comida americana, e vai ser muito interessante ver o quando sobrou no final da tarde".

Trump recusa-se a assinar o orçamento para financiar o governo federal se não forem incluídos os recursos para pagar a construção do muro na fronteira com o México.

No momento, ele ou os democratas não parecem dispostos a ceder nesta queda de braço, e o chamado "shutdown" já dura 24 dias, o mais longo da história americana.

A paralisação afeta cerca de 800.000 funcionários públicos, um quarto dos empregados federais, incluindo alguns integrantes do quadro funcional da Casa Branca.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

Venezuela acusa EUA de usar IA em vídeo sobre ataque a navio no Caribe

Em podcast, Trump acusa Brasil, China e Índia de tarifas desleais

Milei acusa jornalistas de espionagem ilegal após divulgação de áudios da irmã

Juiz federal dos EUA decide que envio de tropas para Los Angeles violou lei federal