Jared Isaacman: indicado por Trump à NASA, bilionário já colaborou com SpaceX e missões privadas (AFP/AFP)
Agência de Notícias
Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 16h13.
Última atualização em 4 de dezembro de 2024 às 16h26.
O presidente eleito Donald Trump anunciou nesta quarta-feira, 4, por meio do Truth Social, a nomeação do bilionário de tecnologia e astronauta Jared Isaacman para comandar a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA). Segundo Trump, Isaacman será essencial para “impulsionar” a missão de descobertas da agência, promovendo avanços em ciência e tecnologia.
Isaacman, de 41 anos, é conhecido como fundador e CEO da empresa de pagamentos Shift4 Payments. Ele também tem uma parceria consolidada com Elon Musk e sua empresa SpaceX, contribuindo para testes de trajes espaciais e outras iniciativas inovadoras.
Em setembro passado, Isaacman fez história ao participar da primeira caminhada espacial privada na missão Polaris Dawn, ao lado da especialista Sarah Gillis. Essa missão também quebrou o recorde de maior distância da Terra em voos tripulados desde as missões Apollo, ultrapassando 1.400 quilômetros.
Além disso, Trump destacou a experiência de Isaacman à frente da Draken International, uma empresa aeroespacial de defesa que colabora com o Departamento de Defesa dos EUA.
A nomeação de Isaacman, ainda sujeita à confirmação do Senado, reforça a proximidade do presidente eleito com figuras de destaque no setor tecnológico, como Musk. Isaacman também atuará ao lado do bilionário Vivek Ramaswamy no recém-criado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).
Sob sua futura gestão, a NASA continuará com seu orçamento anual de US$ 25 bilhões, focando o programa Artemis, que planeja o retorno à Lua com o apoio da SpaceX. Essa parceria público-privada é um marco para a exploração espacial.