Agência de notícias
Publicado em 1 de maio de 2025 às 15h54.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 1, que seu assessor de Segurança Nacional, Mike Waltz, envolvido em um escândalo por um vazamento em um aplicativo de mensagens, deixará o cargo para se tornar embaixador americano na ONU.
"Mike Waltz trabalhou duro para priorizar os interesses de nossa nação. Sei que fará o mesmo em seu novo cargo", disse Trump na rede Truth Social. Assim, o chefe da diplomacia, Marco Rubio, também atuará como assessor "interino" de Segurança Nacional, explicou.
Escolhido por Trump para ser conselheiro de Segurança Nacional em novembro do ano passado, Waltz até então era deputado republicano pela Flórida.
À época, Waltz, um Boina Verde aposentado do Exército, era um dos principais críticos do papel da China no mundo. O republicano, que também serviu na Guarda Nacional como coronel, já expressou a necessidade dos EUA estarem prontos para um "potencial conflito" na região do Indo-Pacífico.
Em 2021, Waltz criticou publicamente a saída desastrosa do governo Biden do Afeganistão e elogiou as visões de política externa de Trump.