Mundo

Trump nega ter criticado premier britânica em entrevista

Na polêmica entrevista dada ao The Sun, Trump falou sobre o plano de May para resolver o Braxit, principal tema de seu governo

Trump disse ainda a entrevista concedida por ele ao jornal britânico The Sun era uma "fake news" (Kevin Lamarque/Reuters)

Trump disse ainda a entrevista concedida por ele ao jornal britânico The Sun era uma "fake news" (Kevin Lamarque/Reuters)

A

AFP

Publicado em 13 de julho de 2018 às 12h29.

O presidente americano Donald Trump negou nesta sexta-feira ter criticado a estratégia negociadora do Brexit da primeira-ministra britânica Theresa May.

"Faça o que fizer, tudo bem", afirmou o magnata para May na coletiva de imprensa realizada na mansão de campo de Chequers.

Trump disse ainda que a entrevista concedida por ele ao jornal britânico The Sun era uma "fake news" (notícia falsa).

May, por sua vez, declarou que Washington e Londres buscarão um "ambicioso acordo de livre comércio" depois do Brexit, ao contrário de Trump, que havia descartado essa possibilidade na citada entrevista.

"Concordamos que quando o Reino Unido deixar a União Europeia, iremos atrás de um ambicioso acordo de livre comércio", afirmou May.

Na polêmica entrevista dada ao The Sun, divulgada na quinta-feira à noite, Trump falou sobre o plano de May para resolver o principal tema doméstico e internacional de seu governo - que passa por um momento de fragilidade política.

"Se aprovarem um acordo como esse, estaríamos tratando com a União Europeia no lugar de com o Reino Unido, e isso provavelmente pode matar o acordo" que Londres deseja alcançar com Washington.

"Teria feito isto de maneira muito diferente. De fato disse a Theresa May como fazê-lo, mas ela não concordou, não me escutou. Tomou outro caminho", disse Trump, para quem a proposta de May não respeita o que os britânicos decidiram no referendo sobre a UE de junho de 2016.

Acompanhe tudo sobre:BrexitDonald TrumpEstados Unidos (EUA)LondresReino UnidoTheresa May

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para taxas de 104% contra a China; medida vale a partir desta quarta

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta