Mundo

Trump: May ignorou conselho sobre Brexit e pode enterrar acordo com EUA

Presidente americano afirmou que se os britânicos tentarem manter laços estreitos com a UE, é improvável um acordo comercial com Washington

Trump acusou os líderes europeus de destruírem "sua cultura e sua identidade" ao permitir a entrada de imigrantes no continente (Yves Herman/Reuters)

Trump acusou os líderes europeus de destruírem "sua cultura e sua identidade" ao permitir a entrada de imigrantes no continente (Yves Herman/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de julho de 2018 às 21h32.

São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em entrevista que a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, "ignorou" os conselhos dele ao optar por um processo mais suave para o Brexit. Ele afirmou ainda que se os britânicos tentarem manter laços estreitos com a UE, como proposto pelo Livro Branco hoje pela manhã, se torna improvável um acordo comercial com Washington.

"Se eles fizerem um acordo como esse (da UE), estaríamos negociando com a União Europeia em vez de lidar com o Reino Unido, então isso provavelmente acabará com o acordo (proposto por May). Temos dificuldades suficientes com a União Europeia", afirmou Trump ao tabloide The Sun, um dos veículos que mais ferozmente apoiou a saída britânica da União Europeia. "Em vez de me ouvir, May foi para o lado oposto e os resultados foram muito infelizes."

No banquete que ofereceu a Trump, após a entrevista dele ao tabloide, May disse que o Brexit "é uma oportunidade para a criação de um acordo de livre comércio entre as duas nações".

No entanto, o presidente americano não poupou críticas aos mais diversos alvos.

Ele acusou os líderes europeus de destruírem "sua cultura e sua identidade" ao permitir a entrada de imigrantes no continente.

Trump disse também que o prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, é o principal culpado pelo "aumento de crimes" na capital.

Ao comentar o trabalho do ex-secretário de Relações Exteriores Boris Johnson, que pediu demissão na semana passada, Trump disse que ele tem potencial para "ser um grande primeiro-ministro".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Reino UnidoDonald TrumpBrexitTheresa May

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro