Mundo

Trump já foi informado sobre novo teste da Coreia do Norte

As autoridades de Seul, que estão neste momento analisando o tipo de míssil, apontaram que o lançamento tinha falhado

Coreia do Norte: o novo teste acontece em um momento de alta tensão entre o regime de Kim Jong-un e os EUA (Denis Balibouse/Reuters)

Coreia do Norte: o novo teste acontece em um momento de alta tensão entre o regime de Kim Jong-un e os EUA (Denis Balibouse/Reuters)

E

EFE

Publicado em 28 de abril de 2017 às 20h30.

Washington - O governo de Estados Unidos confirmou nesta sexta-feira "estar ciente" do lançamento de um novo míssil balístico por parte da Coreia do Norte e indicou que o presidente, Donald Trump, "já foi informado".

Assim confirmou o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, em um breve comunicado, enquanto o Comando do Pacífico do Exército americano disse ter detectado o lançamento do míssil.

A Coreia do Norte disparou um míssil não identificado desde Bukchang, na província de Pyeongan do Sul, em direção ao nordeste às 5h30 (horário local, 17h30 de Brasília)", informou o Estado Maior Conjunto (JCS) da Coreia do Sul em um comunicado divulgado pela agência "Yonhap".

As autoridades de Seul, que estão neste momento analisando o tipo de míssil, apontaram no mesmo comunicado que o lançamento tinha falhado.

O novo teste acontece em um momento de alta tensão entre o regime de Kim Jong-un e os EUA justamente pelos lançamentos de mísseis de Pyongyang e o envio de um porta-aviões à região por parte de Washington.

Nas últimas semanas, Trump foi endurecendo sua retórica em direção a Pyonyang e não descartou a possibilidade de um conflito entre os dois países.

No dia 16 de abril a Coreia do Norte realizou outro lançamento fracassado de um míssil, coincidindo com as comemorações do 105º aniversário do nascimento do fundador do país Kim Il-sung e a visita a Seul do vice-presidente americano, Mike Pence.

O regime de Pyongyang não informou nessa ocasião sobre o lançamento, como é habitual quando os testes não têm sucesso.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país

Os países com as maiores reservas de urânio do mundo