Mundo

Trump ganha caucus republicano das ilhas Marianas do Norte

O bilionário obteve 73% dos votos e conseguiu assim ter o apoio dos nove delegados em disputa neste caucus para a convenção nacional


	Donald Trump: no caso republicano, na Flórida e em Ohio o ganhador da disputa levará o apoio de todos os delegados da legenda
 (Tom Pennington/Getty Images)

Donald Trump: no caso republicano, na Flórida e em Ohio o ganhador da disputa levará o apoio de todos os delegados da legenda (Tom Pennington/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2016 às 14h45.

Washington - O empresário Donald Trump ganhou nesta terça-feira o caucus (assembleia popular) do partido Republicano realizado nas ilhas Marianas do Norte e que é parte do processo de escolha do candidato da legenda para as eleições à presidência dos Estados Unidos, em novembro.

O bilionário obteve 73% dos votos e conseguiu assim ter o apoio dos nove delegados em disputa neste caucus para a convenção nacional que definirá o candidato do partido, marcada para julho.

O senador pelo Texas Ted Cruz ficou em segundo (24%), seguido pelo governador de Ohio, John Kasich (2%), e pelo senador pela Flórida Marco Rubio (1%), que não obtiveram nenhum delegado de acordo com o sistema de divisão proporcional.

Por enquanto, Trump tem 469 dos 1.237 delegados necessários para conseguir a candidatura para as eleições presidenciais, 99 a mais que seu mais próximo concorrente, Cruz.

O caucus das Ilhas Marianas do Norte faz parte da jornada de votações republicanas que hoje acontece na Flórida e em Ohio, Illinois, Missouri e Carolina do Norte, estados onde também haverá eleições primárias do partido Democratas.

No caso republicano, na Flórida e em Ohio o ganhador da disputa levará o apoio de todos os delegados da legenda nestes estados - 99 na Flórida e 66 em Ohio - independentemente da margem da vitória.

Ganhar nos dois estados pode representar não só um enorme passo para a campanha de Donald Trump visando a convenção nacional de julho, como também aumentaria muito a possibilidade de Rubio - com uma derrota em seu estado - desistir da corrida à presidência.

Se Trump levar a melhor em Ohio, a situação de Rubio poderia se repetir em relação a Kasich, governador deste estado.

De acordo com as últimas pesquisas, o empresário nova-iorquino ganhará na Flórida e está em empate técnico com Kasich em Ohio.

No caso do partido Democrata, os delegados serão divididos proporcionalmente em todos os estados onde haverá primárias hoje, com a expectativa de que seja uma jornada positiva para a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

A ex-primeira-dama lidera as pesquisas em todos os estados, com exceção do Missouri, onde o senador Bernie Sanders é o favorito.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado