Mundo

Trump fará pronunciamento após "êxito" na fronteira entre Turquia e Síria

A Turquia anunciou ontem a criação a zona de segurança na fronteira com a Síria , depois que os curdos deixaram a região

EUA: Trump comemorou o acordo com a Turquia (Kevin Lamarque/Reuters)

EUA: Trump comemorou o acordo com a Turquia (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 23 de outubro de 2019 às 12h14.

Washington — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira que fará na Casa Branca um pronunciamento para comemorar a manutenção do cessar-fogo na fronteira entre Turquia e Síria, classificada por ele como "um grande sucesso".

"Grande sucesso na fronteira entre Turquia e Síria. Foi criada uma zona de segurança. O cessar-fogo foi mantido e as missões de combate terminaram", afirmou Trump em mensagem no Twitter, anunciando que fará uma declaração às 11h (horário local, 12h de Brasília).

"Os curdos estão seguros e trabalharam muito bem conosco. Os prisioneiros capturados do Estado Islâmico (EI) estão protegidos", acrescentou Trump.

As palavras de Trump acontecem depois que o comandante das Forças da Síria Democrática (FSD), Mazlum Abdi, ter comunicado ontem ao vice-presidente americano, Mike Pence, que as milícias curdas da Síria se retiraram da fronteira com a Turquia, em cumprimento com a trégua acordada entre Ancara e Washington.

Por sua vez, os EUA prometeram a Turquia que se houver um cessar-fogo definitivo, suspenderão as sanções impostas no último dia 14 contra três ministros do governo do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em represália pela sua ofensiva militar.

A Turquia iniciou seu ataque contra as milícias curdo-sírias, no último dia 9, depois que Trump anunciasse a retirada das tropas americanas do norte da Síria.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Guerra na SíriaSíriaTurquia

Mais de Mundo

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute

Portugal diz ter controlado todos os incêndios que se espalharam pelo país esta semana