Mundo

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Presidente irá a Grand Rapids uma semana depois de tomar um tiro durante discurso de campanha

Donald Trump, durante a Convenção Nacional Republicana, em Milwaukee

 (Jim Watson/AFP)

Donald Trump, durante a Convenção Nacional Republicana, em Milwaukee (Jim Watson/AFP)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 18 de julho de 2024 às 19h41.

Última atualização em 18 de julho de 2024 às 19h50.

MilwaukeeDonald Trump, candidato republicano a presidente dos Estados Unidos, fará no sábado, 20, seu primeiro comício depois de ter sofrido um ataque a tiros. Ele irá a Grand Rapids, Michigan.

Trump foi baleado durante um comício no sábado passado, dia 13, na Pensilvânia. Ele tomou um tiro de raspão na orelha e passa bem. O ex-presidente participa da Convenção Nacional Republicana com um curativo e fará seu discurso na noite desta quinta, 18, em Milwaukee.

O evento, no entanto, será realizado em um lugar fechado, a Van Andel Arena. Geralmente, Trump fazia comícios em espaços ao ar livre. O comício está marcado para começar às 17h na hora local (19h em Brasília).

Condado decisivo

Grand Rapids é uma das maiores cidades do estado de Michigan e integra o condado de Kent, uma das áreas-chave na eleição presidencial, por estar em disputa: pesquisas apontam disputa apertada ali, e quem vencer na região aumenta sua chance de vencer no estado.

Pelo sistema americano, o candidato vencedor em um estado leva todos os votos dali no Colégio Eleitoral. Assim, quem conquistar Michigan ficará mais perto de se tornar presidente.

Michigan é um dos principais estados em disputa, ao lado de Wisconsin e Pensilvânia. Os três locais foram potências industriais no passado e viveram crises depois que fábricas partiram dali, reduzindo o volume de empregos de qualidade.

Uma das plataformas de campanha de Trump é a promessa de trazer de volta empregos industriais e fortalecer o setor nos EUA, impondo tarifas a produtos estrangeiros e dificultando a imigração irregular.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições EUA 2024

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA