Mundo

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Presidente irá a Grand Rapids uma semana depois de tomar um tiro durante discurso de campanha

Donald Trump, durante a Convenção Nacional Republicana, em Milwaukee

 (Jim Watson/AFP)

Donald Trump, durante a Convenção Nacional Republicana, em Milwaukee (Jim Watson/AFP)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 18 de julho de 2024 às 19h41.

Última atualização em 18 de julho de 2024 às 19h50.

MilwaukeeDonald Trump, candidato republicano a presidente dos Estados Unidos, fará no sábado, 20, seu primeiro comício depois de ter sofrido um ataque a tiros. Ele irá a Grand Rapids, Michigan.

Trump foi baleado durante um comício no sábado passado, dia 13, na Pensilvânia. Ele tomou um tiro de raspão na orelha e passa bem. O ex-presidente participa da Convenção Nacional Republicana com um curativo e fará seu discurso na noite desta quinta, 18, em Milwaukee.

O evento, no entanto, será realizado em um lugar fechado, a Van Andel Arena. Geralmente, Trump fazia comícios em espaços ao ar livre. O comício está marcado para começar às 17h na hora local (19h em Brasília).

Condado decisivo

Grand Rapids é uma das maiores cidades do estado de Michigan e integra o condado de Kent, uma das áreas-chave na eleição presidencial, por estar em disputa: pesquisas apontam disputa apertada ali, e quem vencer na região aumenta sua chance de vencer no estado.

Pelo sistema americano, o candidato vencedor em um estado leva todos os votos dali no Colégio Eleitoral. Assim, quem conquistar Michigan ficará mais perto de se tornar presidente.

Michigan é um dos principais estados em disputa, ao lado de Wisconsin e Pensilvânia. Os três locais foram potências industriais no passado e viveram crises depois que fábricas partiram dali, reduzindo o volume de empregos de qualidade.

Uma das plataformas de campanha de Trump é a promessa de trazer de volta empregos industriais e fortalecer o setor nos EUA, impondo tarifas a produtos estrangeiros e dificultando a imigração irregular.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições EUA 2024

Mais de Mundo

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Hamas liberta primeiras reféns parte do acordo de cessar-fogo com Israel