Mundo

Trump fala com presidente da Colômbia sobre drogas e Venezuela

Trump disse que as equipes de ambos os países estão "trabalhando muito bem" e que espera ter mais encontros com Santos no futuro

Trump e Santos: "Vamos falar também sobre a Venezuela. O que está acontecendo na Venezuela é muito, muito triste", disse Trump (Yuri Gripas/Reuters)

Trump e Santos: "Vamos falar também sobre a Venezuela. O que está acontecendo na Venezuela é muito, muito triste", disse Trump (Yuri Gripas/Reuters)

E

EFE

Publicado em 18 de maio de 2017 às 17h32.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta quinta-feira o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, para conversar sobre a produção e o tráfico de drogas, que classificou como um "grande problema" e sobre a situação "muito triste" vivida pela Venezuela.

"É uma grande honra ter aqui o presidente Santos. Vamos ter um longo diálogo. A Colômbia fez grandes avanços, mas estamos trabalhando para acabar com as drogas, porque temos um problema com as drogas. Um grande problema", disse Trump no início da reunião com o presidente colombiano no Salão Oval da Casa Branca.

Trump disse que as equipes de ambos os países estão "trabalhando muito bem" e que espera ter mais encontros com Santos no futuro.

"Vamos falar também sobre a Venezuela. O que está acontecendo na Venezuela é muito, muito triste", disse o presidente em resposta à pergunta de uma jornalista sobre o tema.

Santos não fez declarações à imprensa no início do encontro, o primeiro que ele realiza com o Trump. Ele espera falar com o presidente dos EUA sobre a implementação do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e da relação comercial entre os dois países.

Apesar de Trump não ter especificado qual o aspecto do "problema das drogas" que o preocupa, o governo dos EUA tem expressado inquietação pelo aumento das plantações ilegais de coca na Colômbia.

Segundo estimativas da Casa Branca, a produção potencial de cocaína pura na Colômbia atingiu nível recorde em 2016, com alta de 37%, enquanto a área cultivada da droga cresceu 18%.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Tráfico de drogasVenezuela

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA