Mundo

Trump exibe foto de ficha criminal em quadro na Casa Branca

A "mugshot", como chamam os americanos, foi tirada em agosto de 2023 quando Trump se entregou à polícia da Geórgia

Quadro de foto de ficha criminal de Donald Trump está exposto em escritório de presidente na Casa Branca (Redes sociais)

Quadro de foto de ficha criminal de Donald Trump está exposto em escritório de presidente na Casa Branca (Redes sociais)

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 15 de fevereiro de 2025 às 10h48.

Última atualização em 15 de fevereiro de 2025 às 11h01.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

Um vídeo divulgado por Dan Scavino, assessor de Donald Trump, mostra a presença da "mugshot" (foto que compõe a ficha criminal) do presidente emoldurada na Casa Branca.

O quadro dourado com a foto aparece na entrada do Salão Oval, reforçando sua estratégia de transformar o episódio em símbolo de campanha.

A imagem já havia sido registrada pelo fotógrafo Jim Watson, da AFP, durante a visita do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, mas o vídeo de Scavino agora exibe o quadro de forma explícita. O momento foi compartilhado no X (antigo Twitter) e rapidamente repercutiu.

América para os americanos? Trump revive 'doutrina Monroe' e muda relação com países vizinhos

O significado por trás da foto

A mugshot foi tirada em agosto de 2023, quando Trump se entregou à polícia da Geórgia, acusado de tentar reverter o resultado das eleições de 2020. Desde então, ele usou a foto para arrecadar milhões de dólares e agora a expõe como um troféu político.

Além do quadro, o novo retrato presidencial de Trump também se inspira na ficha criminal, com uma expressão séria e desafiadora. A decisão de destacar essa imagem ocorre enquanto ele enfrenta múltiplos processos e tenta consolidar sua candidatura para as eleições.

Para apoiadores, é um gesto de força; para críticos, uma provocação. Mas o fato é que, agora, sua ficha criminal não está apenas em camisetas, bíblias e canecas —mas também no coração do poder americano.

Trump 2.0: os decretos mais impactantes na economia e no governo até agora
Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpWashington (DC)Estados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Atenção é o 'novo petróleo', e Trump se deu bem por saber extraí-lo, diz novo livro de Chris Hayes

Hamas liberta mais três reféns após semana de ameaças de fim da trégua com Israel

Trump diz que anunciará nova tarifas sobre automóveis em abril

Netanyahu se encontrará com secretário de Estado dos EUA em Jerusalém domingo