Mundo

Trump está aberto a se encontrar com Putin e Zelensky, diz Casa Branca

De acordo com jornal americano, a reunião poderia acontecer já na próxima semana

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 6 de agosto de 2025 às 18h34.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está aberto a se reunir com os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodimir Zelensky, informou a Casa Branca nesta quarta-feira, 6 de agosyo.

Segundo o jornal The New York Times, citando fontes anônimas, a reunião poderia acontecer já na próxima semana.

A possibilidade foi discutida durante uma ligação entre Trump e Zelensky que, de acordo com uma fonte ucraniana de alto escalão, também contou com a participação do secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e dos líderes do Reino Unido, Alemanha e Finlândia.

A conversa aconteceu após o enviado especial de Washington, Steve Witkoff, visitar Moscou para conversas com Putin mais cedo no mesmo dia.

"Os russos expressaram seu desejo de se reunir com o presidente Trump, e o presidente está aberto a se encontrar tanto com o presidente Putin quanto com o presidente Zelensky", declarou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.

O New York Times relatou que Trump pretende se reunir primeiro com Putin e, em seguida, realizar um encontro tripartite com os líderes da Rússia e da Ucrânia.

Contatadas pela AFP, autoridades da Otan e da Ucrânia não confirmaram a informação.

Mais cedo nesta quarta-feira, Trump classificou a reunião entre seu enviado e Putin como "altamente produtiva", mas autoridades americanas afirmaram que as sanções contra parceiros comerciais de Moscou continuam mantidas.

Trump, que ao assumir a presidência para um segundo mandato declarou publicamente que poderia encerrar o conflito em 24 horas, deu à Rússia um prazo até sexta-feira para apresentar avanços rumo à paz, sob pena de enfrentar novas sanções.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaRússiaEstados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA