Mundo

Trump está aberto a se encontrar com Putin e Zelensky, diz Casa Branca

De acordo com jornal americano, a reunião poderia acontecer já na próxima semana

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 6 de agosto de 2025 às 18h34.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está aberto a se reunir com os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodimir Zelensky, informou a Casa Branca nesta quarta-feira, 6 de agosyo.

Segundo o jornal The New York Times, citando fontes anônimas, a reunião poderia acontecer já na próxima semana.

A possibilidade foi discutida durante uma ligação entre Trump e Zelensky que, de acordo com uma fonte ucraniana de alto escalão, também contou com a participação do secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e dos líderes do Reino Unido, Alemanha e Finlândia.

A conversa aconteceu após o enviado especial de Washington, Steve Witkoff, visitar Moscou para conversas com Putin mais cedo no mesmo dia.

"Os russos expressaram seu desejo de se reunir com o presidente Trump, e o presidente está aberto a se encontrar tanto com o presidente Putin quanto com o presidente Zelensky", declarou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.

O New York Times relatou que Trump pretende se reunir primeiro com Putin e, em seguida, realizar um encontro tripartite com os líderes da Rússia e da Ucrânia.

Contatadas pela AFP, autoridades da Otan e da Ucrânia não confirmaram a informação.

Mais cedo nesta quarta-feira, Trump classificou a reunião entre seu enviado e Putin como "altamente produtiva", mas autoridades americanas afirmaram que as sanções contra parceiros comerciais de Moscou continuam mantidas.

Trump, que ao assumir a presidência para um segundo mandato declarou publicamente que poderia encerrar o conflito em 24 horas, deu à Rússia um prazo até sexta-feira para apresentar avanços rumo à paz, sob pena de enfrentar novas sanções.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaRússiaEstados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

Universidade de Stanford encerrará mais de 360 postos de trabalho após cortes de Trump

Após tarifa adicional à Índia, Trump ameaça sobretaxar quem importar óleo russo, caso do Brasil

Trump qualifica como 'muito produtiva' reunião de seu enviado com Putin

Índia condena novos impostos dos EUA e ameaça tomar medidas para proteger interesses