Mundo

Trump envia carta à Coreia do Norte com ajuda no combate a pandemia

Em declaração de agência norte-coreana, a irmã do líder Kim Jong Un elogiou a atitude do presdiente dos Estados Unidos

Kim Jong Un: a Coreia do Norte tem afirmado repetidamente que não houve um único caso de coronavírus em seu território (KCNA/Reuters)

Kim Jong Un: a Coreia do Norte tem afirmado repetidamente que não houve um único caso de coronavírus em seu território (KCNA/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de março de 2020 às 14h40.

Última atualização em 22 de março de 2020 às 14h46.

O presidente dos EUA, Donald Trump, enviou uma carta pessoal para o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, buscando manter boas relações e oferecendo cooperação no combate à pandemia do novo coronavírus, disse a irmã de Kim neste domingo.

Em uma declaração da Agência Central de Notícias da Coreia do Norte, a irmã de Kim e a principal autoridade do partido no poder, Kim Yo Jong, elogiou Trump por enviar a carta em um momento em que "grandes dificuldades e desafios estão à frente no caminho de desenvolver laços" entre os países. A Casa Branca, porém, ainda não comentou sobre a carta.

Na carta, ela disse que Trump explicou seu plano para "impulsionar as relações entre os dois países e expressou sua intenção de prestar cooperação no trabalho para conter a pandemia" em uma aparente referência ao surto global de coronavírus. Ela disse que seu irmão expressou sua gratidão pela carta de Trump.

A Coreia do Norte tem afirmado repetidamente que não houve um único caso de coronavírus em seu território. Alguns especialistas estrangeiros questionam essa afirmação e dizem que um surto na Coreia do Norte pode causar um desastre humanitário por causa de sua pobreza e falta de infraestrutura médica.

Kim Yo Jong disse que a carta de Trump é "um bom exemplo mostrando as relações pessoais firmes entre os líderes norte-coreanos e norte-americanos". Mas ela disse que não é uma boa ideia "tirar conclusões precipitadas ou ter otimismo" sobre a perspectiva das relações bilaterais.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoronavírusDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto