Merkel e Trump: porta-voz do governo alemão anunciou o encontro que deverá acontecer em Hamburgo, cidade que receberá a cúpula (Jonathan Ernst/Reuters)
Reuters
Publicado em 3 de julho de 2017 às 08h36.
Última atualização em 3 de julho de 2017 às 09h23.
Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, planeja se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quinta-feira em Hamburgo antes do início da Cúpula do G20, na qual "haverá claras diferenças de opiniões" perante assuntos significativos como o livre-comércio e luta contra a mudança climática.
Em coletiva de imprensa, o porta-voz da Chancelaria, Steffen Seibert, apontou que a reunião acontecerá com "alta probabilidade" na quinta-feira pela tarde, antes que os líderes das principais economias do mundo e das potências emergentes se reunirem sexta-feira e sábado na cidade portuária de Hamburgo.
Seibert não quis dar mais detalhes sobre a agenda desse encontro, já que amanhã começa a última rodada dos negociadores que tratam de entrar em consenso um comunicado final, mas reconheceu que segue havendo "muitas questões difíceis" e o documento deve ser aprovado por todos os participantes na cúpula.
A organização deste ano da cúpula, em mãos da Alemanha, é "exigente", acrescentou, já que existem "abertas" e "claras" diferenças de opinião com os Estados Unidos sobre a importância do multilateralismo, o Acordo de Paris, que Trump decidiu abandonar, e a defesa de um comércio livre, aberto e justo.
O porta-voz incluíu o encontro com Trump na ampla rodada de contatos que a chanceler mantém com os líderes assistentes à cúpula, lembrou da reunião com os parceiros europeus da semana passada e informou que na sexta-feira a líder falou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin.
O primeiro encontro bilateral entre Merkel e Trump aconteceu em março deste ano, quando a chanceler visitou a Casa Branca e ambos deixaram patentes seus desacordos em distintas áreas.