Mundo

Merkel encontrará Trump na 5ª feira, antes de cúpula do G20

Porta-voz do governo alemão anunciou o encontro que deverá acontecer em Hamburgo, cidade que receberá a cúpula

Merkel e Trump: porta-voz do governo alemão anunciou o encontro que deverá acontecer em Hamburgo, cidade que receberá a cúpula (Jonathan Ernst/Reuters)

Merkel e Trump: porta-voz do governo alemão anunciou o encontro que deverá acontecer em Hamburgo, cidade que receberá a cúpula (Jonathan Ernst/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 3 de julho de 2017 às 08h36.

Última atualização em 3 de julho de 2017 às 09h23.

Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, planeja se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quinta-feira em Hamburgo antes do início da Cúpula do G20, na qual "haverá claras diferenças de opiniões" perante assuntos significativos como o livre-comércio e luta contra a mudança climática.

Em coletiva de imprensa, o porta-voz da Chancelaria, Steffen Seibert, apontou que a reunião acontecerá com "alta probabilidade" na quinta-feira pela tarde, antes que os líderes das principais economias do mundo e das potências emergentes se reunirem sexta-feira e sábado na cidade portuária de Hamburgo.

Seibert não quis dar mais detalhes sobre a agenda desse encontro, já que amanhã começa a última rodada dos negociadores que tratam de entrar em consenso um comunicado final, mas reconheceu que segue havendo "muitas questões difíceis" e o documento deve ser aprovado por todos os participantes na cúpula.

A organização deste ano da cúpula, em mãos da Alemanha, é "exigente", acrescentou, já que existem "abertas" e "claras" diferenças de opinião com os Estados Unidos sobre a importância do multilateralismo, o Acordo de Paris, que Trump decidiu abandonar, e a defesa de um comércio livre, aberto e justo.

O porta-voz incluíu o encontro com Trump na ampla rodada de contatos que a chanceler mantém com os líderes assistentes à cúpula, lembrou da reunião com os parceiros europeus da semana passada e informou que na sexta-feira a líder falou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin.

O primeiro encontro bilateral entre Merkel e Trump aconteceu em março deste ano, quando a chanceler visitou a Casa Branca e ambos deixaram patentes seus desacordos em distintas áreas.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelDonald TrumpEstados Unidos (EUA)G20

Mais de Mundo

Biden deve ir à posse de Donald Trump nesta segunda-feira?

União Europeia deve traçar 'linhas vermelhas' nas relações com Trump, diz ministro francês

Mais de 200 caminhões de ajuda chegam do Egito no segundo dia de trégua em Gaza

Biden encerra mandato como presidente que concedeu mais perdões da história dos EUA