Mundo

Trump considera declarar emergência econômica nacional para impor programa de tarifas, diz CNN

Informação teria sido fornecida por uma fonte familiarizada com o tema; presidente eleito assume cargo no próximo dia 20

Publicado em 8 de janeiro de 2025 às 09h38.

Última atualização em 8 de janeiro de 2025 às 10h06.

O presidente Donald Trump está considerando a possibilidade de declarar emergência econômica nacional para ter uma justificativa legal para impor uma série de tarifas a aliados e adversários internacionais. A informação é da CNN Internacional, que cita fontes familiarizadas com o tema.

Com essa medida, o presidente eleito, que assume o cargo no próximo dia 20 de janeiro, teria a possibilidade de criar um novo programa de tarifas usando o International Economic Emergency Powers Act, que autoriza um presidente a gerenciar importações durante uma emergência nacional, disse a reportagem.

"Nada está fora de questão", disse a fonte ouvida pela CNN. Ela também teria reconhecido que uma discussão ocorreu a respeito da declaração de uma emergência nacional.

Eleito para um segundo mandato na eleição realizada em 4 de novembro do ano passado, o republicano prometeu impor tarifas de 10% sobre importações globais para os EUA, juntamente com uma tarifa de 60% sobre produtos chineses. Ele também disse que imporia uma tarifa de 25% sobre as importações canadenses e mexicanas em seu primeiro dia no cargo.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpTarifas

Mais de Mundo

Bomba da Segunda Guerra força retirada de 20 mil pessoas na Alemanha

China encontra reserva de ouro 'monstruosa' de 1.400 toneladas

Trump corta tarifas de carne, café, tomate e banana nos EUA

EUA e Suíça fecham acordo para reduzir tarifas de importação