Mundo

Trump em Cuba; FMI na Argentina…

Os negócios cubanos de Trump A campanha da presidenciável democrata, Hillary Clinton, acusou o rival republicano, Donald Trump, de ter infringido as leis americanas ao investir em Cuba no ano de 1998 — época em que o governo dos Estados Unidos ainda impunha um embargo ao país, retirado neste ano. Na ocasião, uma das empresas […]

NOVA JERSEY: uma brasileira morreu na manhã desta quinta-feira na estação de Hoboken / David Richman/ Reutes

NOVA JERSEY: uma brasileira morreu na manhã desta quinta-feira na estação de Hoboken / David Richman/ Reutes

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2016 às 19h00.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h24.

Os negócios cubanos de Trump

A campanha da presidenciável democrata, Hillary Clinton, acusou o rival republicano, Donald Trump, de ter infringido as leis americanas ao investir em Cuba no ano de 1998 — época em que o governo dos Estados Unidos ainda impunha um embargo ao país, retirado neste ano. Na ocasião, uma das empresas de Trump teria gastado 68.000 dólares em território cubano, o que, para um porta-voz da campanha de Clinton, mostra que o magnata “sempre colocará os interesses de seus negócios à frente dos interesses nacionais”. Uma representante da campanha de Trump respondeu dizendo que a companhia gastou dinheiro na ilha, mas acabou por não investir o montante no país.

PIB dos EUA cresce

O Departamento de Comércio americano divulgou os resultados do PIB no segundo trimestre: o país cresceu 1,4% ao longo dos últimos 12 meses — acima da estimativa de 1,1%. Nos primeiros três meses do ano, o crescimento havia sido de 0,8%. Responsável por 70% da atividade econômica, o gasto dos consumidores aumentou 4,3% entre abril e junho, o melhor nível desde 2014. Analistas apontam que o período terminou melhor do que começou, e a expectativa é que os números sejam ainda melhores no restante do ano, fazendo o PIB chegar a até 3% no próximo trimestre.

Homenagens a Peres

O corpo do ex-presidente israelense Shimon Peres está sendo velado nesta quinta-feira no prédio do Knesset, Parlamento do país em Jerusalém. O ex-presidente americano Bill Clinton compareceu ao velório, acompanhado do presidente israelense, Reuven Rivlin, e do primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu. O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, enviou uma carta à família expressando suas condolências e afirmou que a morte de Peres foi “uma perda para a humanidade e para a paz na região”. Um dos fundadores do Estado de Israel e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1994 — pela assinatura dos acordos de Oslo com a Palestina —, Peres sofreu um ataque vascular na noite de terça-feira 27. Mais de 80 autoridades internacionais já confirmaram presença em seu enterro na sexta-feira 30.

FMI na Argentina

Uma equipe do Fundo Monetário Internacional visitou a Argentina pela primeira vez em uma década nesta quinta-feira, e a percepção foi de que o país está no caminho certo com as reformas econômicas. Os oficiais do FMI afirmaram que veem com bons olhos as reformas implantadas pelo governo do presidente Mauricio Macri e esperam um crescimento positivo para o futuro. Alejandro Werner, um dos diretores do fundo, apontou que, embora os gastos públicos tenham aumentado em toda a América Latina nos últimos anos, a alta na Argentina foi “com anabolizantes” nos governos de Cristina Kirchner, entre 2007 e 2015.

Iraque e o acordo da Opep

Um dia depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) concluir um acordo para impor um limite à produção do grupo, o Iraque afirmou que não confia na exatidão dos números usados. O ministro do Petróleo iraquiano, Jabbar al-Luaibi, disse que, como são levantados por consultorias internacionais, os dados divulgados — de 33,2 milhões de barris de petróleo produzidos diariamente pelos 14 membros da Opep — podem não ser exatos. Por isso, o país ainda vai argumentar sobre sua cota de produção, o que poderá prejudicar as conversas. O cartel decidiu na quarta-feira 28 que deverá produzir até 700.000 barris a menos, mas a decisão da quantidade disponível para cada país ficou para a próxima reunião, em novembro. A imposição de um limite é vista como essencial para que os preços do petróleo — que chegaram a níveis inferiores a 40 dólares neste ano — voltem a subir.

PepsiCo: lucro quadruplica

A fabricante de alimentos PepsiCo anunciou um lucro líquido de 1,9 bilhão de dólares no terceiro trimestre deste ano, o que representa um aumento de 274% em relação ao mesmo período de 2015. A empresa esclareceu que a alta no lucro é resultado da exclusão das operações na Venezuela no fim de 2015, o que torna fraca a base de comparação em relação ao ano anterior. Enquanto isso, a receita teve queda de 2%, mas ficou dentro do esperado pelo mercado, fechando em 16 bilhões.

Acidente em Nova Jersey

Um trem descarrilou e matou pelo menos uma pessoa na manhã desta quinta-feira na estação de Hoboken, no estado americano de Nova Jersey. Outras dezenas de pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave. A estação era um ponto de transporte entre Nova York e Nova Jersey, e o caso ocorreu na hora do rush local. Autoridades afirmaram que, por ora, não há nenhuma evidência de que o caso tenha sido algo além de um acidente.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Novo ataque massivo russo deixa 1 milhão de pessoas sem energia no oeste da Ucrânia

Lula e presidente eleito do Uruguai se encontrarão amanhã em Brasília

Três pessoas morrem na Coreia do Sul após segundo dia de nevasca recorde

Governo Biden avalia novas restrições contra a China na venda de chips, diz Bloomberg