Mundo

Trump e Kim terão conversa a sós durante cúpula no Vietnã

Encontro tem como objetivo discutir a possível desnuclearização da Coreia do Norte após estagnação em acordos sobre o tema

Kim-Trump: Conversas sobre desnuclearização ocorre há tempos e países ainda não chegaram a acordo (Jonathan Ernst/Reuters)

Kim-Trump: Conversas sobre desnuclearização ocorre há tempos e países ainda não chegaram a acordo (Jonathan Ernst/Reuters)

E

EFE

Publicado em 21 de fevereiro de 2019 às 15h20.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Corte do Norte, Kim Jong-un, se reunirão a sós durante a cúpula da próxima semana no Vietnã, que terá um formato parecido com o histórico primeiro encontro entre eles.

"(A cúpula) será em formato similar ao que vocês viram em Singapura", disse um integrante do alto escalão do governo americano, que pediu anonimato, sobre a reunião da próxima semana.

"Haverá uma oportunidade para que eles se encontrem a sós, jantem juntos e mantenham outras reuniões com as respectivas delegações", explicou a fonte ouvida pela Agência Efe.

A Casa Branca não divulgou a agenda de Trump. A fonte não explicou se a reunião a sós ocorrerá no início da cúpula, como ocorreu em Singapura. O primeiro encontro durou um único dia.

Em Singapura, os dois líderes conversaram sozinhos por 38 minutos antes de incluir as respectivas delegações na reunião. Muitos se questionaram o que Trump e Kim falaram nesse primeiro contato.

Mais rumores surgiram após o encontro a sós entre Trump e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no mês seguinte, em Helsinque, capital da Finlândia. Os dois conversaram por duas horas, com a presença apenas de tradutores.

A nova cúpula com Kim terá como objetivo definir o que de fato significará a desnuclearização da Coreia do Norte, após meses de estagnação nas negociações sobre esse conceito.

Trump também falou nas últimas semanas sobre o possível futuro econômico da Coreia do Norte e da posição privilegiada do país, que fica entre Rússia e China.

"Depois de quebrar o gelo em junho, Trump quer falar agora mais profundamente sobre o tipo de futuro que a Coreia do Norte poderia ter se cumprir o compromisso com a desnuclearização completa e definitiva", explicou a fonte da Casa Branca.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada