Mundo

Trump e Erdogan conversam por telefone sobre crise com o Catar

Arábia Saudita, Emiratos Árabes Unidos, Bahrein e Egito cortaram abruptamente seus vínculos econômicos e diplomáticos com o Catar no início deste mês

Trump e Erdogan: Trump pediu que as partes "trabalhem para deter o financiamento do terrorismo" (Joshua Roberts/Reuters)

Trump e Erdogan: Trump pediu que as partes "trabalhem para deter o financiamento do terrorismo" (Joshua Roberts/Reuters)

A

AFP

Publicado em 30 de junho de 2017 às 17h01.

O presidente americano, Donald Trump, conversou nesta sexta-feira com o seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, sobre o isolamento diplomático do Catar por parte de seus vizinhos do Golfo, cujas queixas incluem o fechamento da base militar turca no emirato.

Arábia Saudita, Emiratos Árabes Unidos, Bahrein e Egito cortaram abruptamente seus vínculos econômicos e diplomáticos com o Catar no início deste mês e publicaram um ultimato com 13 exigências, acusando Doha de apoiar grupos extremistas. O Catar, por sua vez, nega essas declarações.

Trump pediu que as partes "trabalhem para deter o financiamento do terrorismo e combater a ideologia extremista", de acordo com uma leitura do telefonema.

Ancara, que mantém estreitas ligações com Doha, mas também com os demais países do Golfo, tenta mediar a crise.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpTayyip ErdoganTurquiaDiplomaciaCatar

Mais de Mundo

Trump diz que não agendará conversas com Putin sem intenção séria de encerrar a guerra

Candidata de esquerda Connolly vence as eleições presidenciais na Irlanda

Brasil se junta a um grupo de 60 países e assina Convenção da ONU contra crimes cibernéticos

Exército de Israel destrói prédios residenciais em Gaza e deixa novos feridos