Mundo

Trump é confirmado como candidato pelo Partido Republicano

Bilionário conseguiu mais do que o mínimo de votos para oficializar indicação


	Trump: bilionário conseguiu mais do que o mínimo de votos para oficializar indicação
 (Jake Parrish / Reuters)

Trump: bilionário conseguiu mais do que o mínimo de votos para oficializar indicação (Jake Parrish / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2016 às 23h52.

Cleveland - O empresario Donald Trump foi eleito oficialmente nesta terça-feira como candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos para as eleições de novembro durante a convenção nacional de sua legenda, que acontece em Cleveland.

Na votação realizada durante a convenção, Trump, que não esteve presente e deve aceitar a candidatura, conseguiu mais do que os 1.237 votos dos delegados do partido - os responsáveis pela escolha -, o mínimo necessário para oficializar a indicação.

Vários estados decidiram ceder sua vez de votar, que seguia inicialmente a ordem alfabética, para que as contas permitissem que Nova York declarasse a vitória de Donald Trump.

O primogênito de Trump, Donald Jr, acompanhado de sua irmã Ivanka e de seu irmão Eric, leu a designação de delegados do estado de Nova York com o qual foi ultrapassado o limite necessário de votos para formalizar a indicação.

"É uma honra incrível ter sido parte desta viagem", declarou o filho de Trump no palanque montado na Quicken Loans Arena, ginásio que recebe a convenção e é a casa do Cleveland Cavaliers, da NBA.

"Isto já não é uma campanha, é um movimento", ressaltou Trump Jr ao anunciar que seu pai conquistou o apoio de 89 dos 95 delegados republicanos do estado natal de seu pai.

Com isso, Donald Trump tornou-se o indicado oficial do Partido Republicano, e só resta que aceite a candidatura na quinta-feira em seu discurso de fechamento da convenção que começou nesta segunda-feira.

As votações, estado por estado, não deram margem para protestos significativos como os ocorridos ontem entre delegados que se opunham à candidatura de Trump e exigiam uma mudança das regras do processo de escolha.

Texto atualizado às 23h52

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições