Mundo

Trump é acusado pela presidente da Câmara de descumprir a Constituição

A líder da oposição democrata Nancy Pelosi acusa Trump de tentar atrapalhar as investigações sobre a interferência da Rússia nas eleições americanas de 2016

Trump: a congressista democrata acusou o presidente de esconder documentos (Carlos Barria/Reuters)

Trump: a congressista democrata acusou o presidente de esconder documentos (Carlos Barria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 23 de maio de 2019 às 15h02.

Washington — A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, acusou nesta quinta-feira o presidente Donald Trump de estar descumprindo a Constituição do país por tentar obstruir as investigações sobre a interferência da Rússia nas eleições americanas de 2016.

"O que o presidente está fazendo é um assalto à Constituição dos Estados Unidos. (...) Ele é um mestre da distração", disse Pelosi durante entrevista coletiva realizada no Capitólio.

"Realmente acredito que o presidente tem uma bolsa cheia de truques para distrair todos dos temas importantes", completou.

A líder da oposição democrata na Câmara dos Representantes ainda afirmou que não é possível negar que Trump cometeu crime de obstrução à Justiça ao trabalhar para impedir que vários integrantes do governo prestem depoimentos no Congresso sobre a investigação do caso Rússia conduzida pelo promotor especial Robert Mueller.

"Sim, essas podem ser infrações imputáveis e motivo de impeachment. Mas, entre os democratas, acreditamos que devemos estar preparados desde o início, e ainda não estamos nessa fase", afirmou.

Pelosi resiste em abrir um processo para destituir Trump, mas aumentou a pressão sobre o presidente desde o início de maio. Ontem, a congressista democrata acusou o republicano de esconder documentos e considerou que esta é uma ação passível de impeachment.

"Acreditamos que é importante acompanhar os fatos e que ninguém está acima da lei. E acreditamos que o presidente dos Estados Unidos está envolvido em um encobrimento", explicou Pelosi.

A acusação enfureceu Trump, que se cancelou de última hora uma reunião com a oposição para discutir o plano acertado em abril para gastar US$ 2 trilhões em melhorias nas infraestruturas do país.

Trump receberia Pelosi e o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, mas voltou atrás após as declarações da opositora.

Além disso, o presidente afirmou que não trabalhará com os democratas no Congresso até que eles encerrem as investigações contra ele. Trump ainda disse que a insistência dos democratas pode dificultar a aprovação de algumas de suas prioridades, como o T-MEC, acordo comercial assinado com México e Canadá para substituir o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)ImpeachmentPartido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'