Até o momento, o governo canadense não emitiu uma resposta oficial às novas tarifas (AFP/AFP)
Redatora
Publicado em 11 de março de 2025 às 11h38.
Última atualização em 11 de março de 2025 às 12h08.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 11, que dobrará as tarifas sobre as importações de aço e alumínio do Canadá, as elevando para 50%. A decisão é uma resposta à recente imposição de Ontário de uma sobretaxa de 25% sobre a eletricidade exportada para os EUA. As novas tarifas entrarão em vigor na quarta-feira, 12.
"Com base no fato de que Ontário, Canadá, impôs uma tarifa de 25% sobre a 'eletricidade' que entra nos Estados Unidos, ordenei ao meu secretário de Comércio que adicione uma tarifa adicional de 25%, totalizando 50%, sobre todo o aço e alumínio que chegam aos Estados Unidos do Canadá, um dos países que mais impõe tarifas em todo o mundo. Isso entrará em vigor amanhã pela manhã, 12 de março.", disse Trump em sua rede social, Truth Social.
Além disso, Trump ameaçou aumentar substancialmente, a partir de 2 de abril, as tarifas sobre automóveis provenientes do Canadá, o que, segundo ele, "essencialmente, encerraria permanentemente o negócio de fabricação de automóveis no Canadá".
A escalada nas tensões comerciais entre os dois países ocorre em meio a uma guerra comercial norte-americana mais ampla, iniciada em fevereiro de 2025, quando os EUA impuseram tarifas de 25% sobre produtos do Canadá e do México, exceto petróleo e energia, que foram taxados em 10%. O Brasil, segundo maior exportador de aço e alumínio ao país, também foi taxado em 25%.
A elevação das tarifas sobre o aço e o alumínio canadenses para 50% pode prejudicar as exportações desses setores para os EUA, afetando empregos e investimentos no Canadá. A ameaça de tarifas adicionais sobre automóveis também coloca em risco a indústria automobilística canadense, que é fortemente integrada ao mercado norte-americano.
Até o momento de publicação desta matéria, o governo canadense não emitiu uma resposta oficial às novas tarifas anunciadas por Trump. No entanto, espera-se que medidas de retaliação sejam consideradas.
A notícia das tarifas adicionais provocou reações negativas nos mercados financeiros. Índices como o S&P 500 e o Dow Jones registraram quedas significativas após o anúncio, refletindo preocupações dos investidores sobre uma possível escalada na guerra comercial.