Mundo

Trump diz que vai destruir embarcação iraniana que ameaçar navios dos EUA

Trump ameaçou o Irã uma semana depois que onze embarcações da Guarda Revolucionária realizaram "manobras perigosas" perto de navios americanos no Golfo

Trump: em resposta, o Irã acusou a Marinha dos EUA de comportamento "não profissional" no Golfo (Jonathan Ernst/Reuters)

Trump: em resposta, o Irã acusou a Marinha dos EUA de comportamento "não profissional" no Golfo (Jonathan Ernst/Reuters)

A

AFP

Publicado em 22 de abril de 2020 às 11h23.

Última atualização em 23 de abril de 2020 às 00h36.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (22) que ordenou aos militares americanos que ataquem e destruam qualquer embarcação iraniana que se aproximar perigosamente de navios de seu país.

Há uma semana, o Pentágono acusou Teerã de realizar "manobras perigosas" no mar, quando - segundo Washington - 11 lanchas iranianas navegaram perto de navios americanos nas águas internacionais do Golfo, em "alta velocidade".

"Ordenei que a Marinha dos Estados Unidos dispare e destrua toda e qualquer embarcação iraniana que assediar nossos navios no oceano", escreveu Trump no Twitter.

Em resposta, Teerã reclamou da versão americana "hollywoodiana" do que aconteceu e acusou a Marinha dos EUA de comportamento "não profissional" no Golfo.

Teerã acusa Washington de ter "bloqueado a passagem" de um navio iraniano no início de abril, exibindo "comportamento perigoso e ignorando avisos" da embarcação.

As tensões entre os Estados Unidos e o Irã aumentaram desde que os americanos decidiram se retirar unilateralmente, em maio de 2018, do acordo nuclear internacional concluído em 2015 e restabelecer sanções econômicas contra a República Islâmica.

E atingiram um pico com o assassinato, em janeiro, do general iraniano Qassem Soleimani, em um ataque em Bagdá realizado com um drone americano.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpIrã - PaísNavios

Mais de Mundo

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão

Haddad lidera agenda estratégica para financiamento antes da COP30