Mundo

Trump diz que se Coreia do Norte atacar Guam "vai se arrepender"

O presidente dos EUA se recusou a falar das relações diplomáticas, e disse que espera que a Coreia do Norte entenda a "gravidade de suas palavras"

Donald Trump: "Ele vai se arrepender verdadeiramente e vai se arrepender rápido" (Jim Lo Scalzo/Reuters)

Donald Trump: "Ele vai se arrepender verdadeiramente e vai se arrepender rápido" (Jim Lo Scalzo/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de agosto de 2017 às 20h10.

São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, vai se "arrepender rapidamente" se continuar com suas ameaças aos territórios norte-americanos e seus aliados, em mais um alerta de que Washington está disposta a agir contra a nação nuclearmente armada.

"Se ele proferir uma intimidação na forma de ameaça aberta - o que, a propósito, ele e sua família têm feito por anos - ou fizer qualquer coisa com Guam ou qualquer lugar que seja território americano ou um aliado americano, ele vai se arrepender verdadeiramente e vai se arrepender rápido", disse.

Autoridades americanas têm afirmado que ainda há um canal diplomático paralelo com a Coreia do Norte, mas ainda assim Trump procurou projetar a força militar de seu país.

Mais cedo, o presidente disse nas redes sociais que soluções militares para a crise estão "a postos, protegidas e carregadas".

Em seguida, ele compartilhou uma mensagem da Comando do Pacífico dos EUA que mostrava aviões bombardeiros no território de Guam, que recebeu ameaças do regime de Pyongyang.

Trump se recusou a falar das relações diplomáticas entre EUA e Coreia do Norte, e disse que espera que a Coreia do Norte entenda a gravidade de suas palavras.

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesCoreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-unTestes nucleares

Mais de Mundo

Três ministros renunciam ao governo de Netanyahu em protesto a acordo de cessar-fogo em Gaza

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso