Mundo

Trump diz que salvou a frase "Feliz Natal" de ataques

Trump é crítico do uso de "Boas Festas" como cumprimento padrão para respeitar as outras religiões que não comemoram o Natal

Donald Trump durante uma tradição de Natal, segundo a qual o presidente dos EUA liga para crianças do "telefone do Papai Noel" (REUTERS/Carlos Barria/Reuters)

Donald Trump durante uma tradição de Natal, segundo a qual o presidente dos EUA liga para crianças do "telefone do Papai Noel" (REUTERS/Carlos Barria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 25 de dezembro de 2017 às 13h12.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que "liderou a causa" contra o "ataque" à frase "Feliz Natal" e as pessoas estão orgulhosas de dizer esta "querida e bela frase".

"As pessoas estão orgulhosas de dizer 'Feliz Natal' de novo. Estou orgulhoso de ter liderado a causa contra o ataque à nossa querida e bela frase. FELIZ NATAL!!!", escreveu Trump em sua conta no Twitter.

O presidente americano criticou de forma veemente o uso de "Boas Festas" ao invés de "Feliz Natal" como uma falta de respeito aos valores religiosos, e culpou os progressistas pelo que, segundo sua opinião, é um retrocesso.

Os movimentos conservadores e evangélicos, que fazem parte da base de Trump, alertaram sobre uma suposta "guerra contra o Natal" por parte dos setores seculares da sociedade e o politicamente correto.

Ontem, em sua tradicional mensagem às tropas americanas desdobradas no exterior, o presidente ressaltou que "estamos dizendo de novo 'Feliz Natal' muito orgulhosamente".

Trump lamentou que a onda contra o Natal tenha sido gerada durante os dois mandatos do seu antecessor, Barack Obama (2009-2017), embora o ex-presidente utilizasse habitualmente a expressão.

O presidente americano se encontra em sua residência privada de Mar-a-Lago, na Flórida, onde passa as férias natalinas com a família.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Natal

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido