Mundo

Trump diz que reduzirá impostos e tornará seguro-saúde acessível

Donald Trump iniciou diálogos com o presidente Barack Obama e deputados para desenhar seu plano de governo

Trump: "nós iremos fazer coisas absolutamente espetaculares para o povo americano e estou ansioso para começar" (Joshua Roberts/Reuters)

Trump: "nós iremos fazer coisas absolutamente espetaculares para o povo americano e estou ansioso para começar" (Joshua Roberts/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de novembro de 2016 às 09h52.

Washington - Além de se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o presidente eleito Donald Trump se encontrou na quinta-feira com o presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan.

Após o encontro com o deputado, Trump sugeriu que os dois republicanos discutiram temas como seguro-saúde e impostos.

"Nós iremos fazer coisas absolutamente espetaculares para o povo americano e estou ansioso para começar", disse Trump.

"Iremos reduzir impostos, como vocês sabem. Seguro-saúde: nós tornaremos ele mais acessível", disse brevemente o empresário, que derrotou nesta semana a democrata Hillary Clinton na corrida pela Casa Branca.

Distante de Trump durante a campanha, Ryan tomou emprestado o slogan do colega de partido ao descrever os planos deles para trabalhar juntos.

"Nós estamos falando agora sobre ter a energia para fazer esse país melhorar a fazer a América grande novamente", afirmou o líder parlamentar a repórteres.

No encontro com Obama, nem o presidente atual nem o próximo responderam a perguntas de repórteres. Mais tarde, Trump elogiou o presidente democrata, dizendo que ele tem "muito respeito" por Obama e que buscará conselhos dele quando estiver no cargo.

A dupla se reuniu por 90 minutos, mais que a uma hora prevista. "De minha parte, isso poderia ter ido bem mais longe", comentou Trump sobre a reunião no Salão Oval. "Nós discutimos muitas situações diferentes, algumas maravilhosas e algumas dificuldades", afirmou o presidente eleito.

Obama comentou mais tarde que conversou com Trump sobre questões de organização da Casa Branca e também sobre política externa e interna. O presidente disse que sua prioridade é "facilitar a transição" para garantir que o próximo líder seja bem-sucedido.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que a dupla discutiu também a viagem que Obama fará nos próximos dias para Grécia, Alemanha e Peru e seus objetivos nelas. Não foram divulgados, porém, detalhes sobre a conversa de Obama e Trump.

Além disso, a primeira-dama, Michelle Obama, recebeu na quinta-feira a mulher de Trump, Melania. Obama disse que a primeira-dama teve um encontro "excelente" com a futura primeira-dama.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Governo

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru