Agência de Notícias
Publicado em 26 de fevereiro de 2025 às 06h50.
Última atualização em 26 de fevereiro de 2025 às 06h51.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 24, que poderá se reunir com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na próxima sexta-feira na Casa Branca para assinar o acordo pelo qual a Ucrânia compartilhará seus recursos naturais com o país.
“Ouvi dizer que ele virá na sexta-feira. Certamente não há problema para mim se ele quiser e quiser assinar o acordo comigo”, respondeu Trump quando perguntado por jornalistas no Salão Oval.
Trump disse que o acordo com a Ucrânia, anunciado na segunda-feira, “é muito importante” e que o povo americano “está muito feliz” com essa conquista, já que, segundo ele, seu antecessor na presidência, Joe Biden, “estava jogando dinheiro” na Ucrânia.
A Ucrânia firmou um pacto com os EUA para destinar 50% dos lucros da exploração de seus recursos naturais a um fundo de investimento conjunto sobre o qual os americanos terão maior poder de decisão e que será usado para fazer investimentos na economia ucraniana.
De acordo com o jornal "Kyiv Independent", o governo Zelensky não conseguiu obter um compromisso por escrito do governo Trump para manter o apoio militar ao seu país.
Trump exigiu o acesso a minerais da Ucrânia para que o país continue a receber as verbas que os EUA destinaram para ajudá-lo a se defender contra a invasão russa que começou em 2022.
Zelensky relutou em concordar com esses termos, mas também reconheceu que precisava assinar a proposta para continuar recebendo apoio de segurança de Washington.