Mundo

Trump diz que México e Canadá fazem o que EUA querem em relação a fronteiras

Presidente americano elogiou seu plano para acabar com a criminalidade e criticou seu antecessor, o ex-presidente Joe Biden

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 14 de agosto de 2025 às 21h03.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que México e Canadá fazem o que o governo americano lhes diz para fazer em relação à segurança de fronteiras, um problema que ele disse ter resolvido sozinho.

"O México faz o que nós dizemos que faça, e o Canadá faz o que nós dizemos que faça", declarou Trump a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca.

O presidente americano elogiou seu plano para acabar com a criminalidade e criticou seu antecessor, o ex-presidente Joe Biden.

"Lembro que Joe Biden costumava dizer sempre: 'Preciso de legislação'. Eu não tinha legislação, apenas disse: 'Vamos fechar as fronteiras', e todo mundo entendeu, porque agora eles voltam a respeitar seu país", afirmou.

Segundo Trump, quando retornou à Casa Branca, em janeiro, a situação nas fronteiras com Canadá e México "era horrível", mas agora não mais.

"Há pessoas que dizem que é um milagre", ressaltou.

As declarações foram dadas após o México ter enviado aos Estados Unidos 26 líderes do narcotráfico presos em seu território a pedido do Departamento de Justiça americano.

Além disso, nas últimas horas, uma controvérsia surgiu no México devido ao sobrevoo de um drone americano sobre o espaço aéreo mexicano.

A presidente do país, Claudia Sheinbaum, garantiu que o sobrevoo foi solicitado por seu governo, porque o México não dispõe do material específico que era necessário.

"A solicitação é feita dentro dos marcos de colaboração para que haja um voo dos Estados Unidos de equipamentos que não há no México", afirmou a governante, que acrescentou que o drone foi usado para uma investigação especial "relacionada com o crime organizado".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)CanadáMéxicoDonald Trump

Mais de Mundo

China lança plano para transformar cidades em aglomerados urbanos inteligentes até 2035

Congresso argentino reverte pela primeira vez um veto de Milei

Por que o mercado está de olho nos dados do Payroll dos EUA nesta sexta: 'dia de grandes definições'

Itamaraty confirma três brasileiros feridos no acidente em Lisboa; uma ainda está internada