Mundo

Trump diz que líder coreano Kim Jong Un é muito honrado

O presidente americano também afirmou que um acordo nuclear com a Coreia do Norte será bom para o mundo e espera que ele ocorra o quanto antes

Kim Jong-Un: o líder norte coreano recebeu Mike Pompeo na Coreia do Norte na última semana (Damir Sagolj/File Photo/Reuters)

Kim Jong-Un: o líder norte coreano recebeu Mike Pompeo na Coreia do Norte na última semana (Damir Sagolj/File Photo/Reuters)

A

AFP

Publicado em 24 de abril de 2018 às 13h28.

Última atualização em 24 de abril de 2018 às 13h46.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta terça-feira de "muito honroso" o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e disse que a Coreia do Norte comunicou aos Estados Unidos que quer que a reunião entre ambos aconteça "o mais rápido possível".

"Kim Jong-un realmente foi muito franco e acredito que muito honroso", disse Trump durante uma reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron.

"Vamos ter uma reunião com Kim Jong-un muito em breve. Eles nos disseram diretamente que gostariam de ter a reunião o mais rápido possível. Isso é algo muito bom para o mundo", ressaltou Trump.

O presidente americano opinou que há "uma oportunidade de fazer algo muito especial com a Coreia do Norte", e que o resultado de sua próxima reunião com Kim "talvez seja maravilhoso, e talvez não".

Trump afirmou há uma semana que estava avaliando cinco possíveis locais para seu encontro com Kim - nenhum deles nos EUA - e previu que a esperada reunião acontecerá "no início de junho" ou antes.

Os elogios de Trump a Kim contrastam com a dura linguagem com o qual o presidente americano costumava se referir ao líder norte-coreano no ano passado, quando deu a ele o apelido de "homem foguete" e ameaçou, em discurso na Assembleia Geral da ONU em setembro, "destruir totalmente" a Coreia do Norte.

No último sábado, o regime norte-coreano anunciou a suspensão do seu programa nuclear e de mísseis intercontinentais, e o fechamento de um centro de testes nucleares, em um aparente gesto para aproximar posições em relação às cúpulas que Kim Jong-un terá com Trump e com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

Trump qualificou esse anúncio como "uma notícia muito boa", embora a Casa Branca tenha se mostrado mais cética e tema que esse gesto de Kim Jong-un possa ser unicamente um truque para convencer Washington de que é um líder razoável.

 

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia