Mundo

Trump diz que Israel deve frear avanço de assentamentos

Por sua parte, Netanyahu respondeu que não considera que os assentamentos sejam "o núcleo do conflito" e conversará sobre o assunto com Trump

Benjamin Netanyahu: "Eu gostaria de ver você segurar um pouco os assentamentos", disse Trump diretamente a Netanyahu (Kevin Lamarque/Reuters)

Benjamin Netanyahu: "Eu gostaria de ver você segurar um pouco os assentamentos", disse Trump diretamente a Netanyahu (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 15 de fevereiro de 2017 às 17h14.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira, em entrevista conjunta com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que o aliado deve conter a expansão de assentamentos nos territórios palestinos.

"Eu gostaria de ver você segurar um pouco os assentamentos", disse Trump diretamente a Netanyahu, apesar de garantir que está aberto a negociar o assunto, que foi durante anos um dos maiores obstáculos para a paz entre palestinos e israelenses.

Por sua parte, Netanyahu respondeu que não considera que os assentamentos sejam "o núcleo do conflito" e afirmou que conversará sobre o assunto com Trump.

Curiosamente, a entrevista coletiva entre Trump e Netayahu aconteceu no início da visita do primeiro-ministro israelense, e não ao final das reuniões como é habitual.

Além disso, o presidente americano, que tomou posse no último dia 20 de janeiro, reiterou que "adoraria" ver a embaixada americana ser transferida a Jerusalém, uma das promessas realizadas durante a campanha eleitoral.

Trump ressaltou, no entanto, que está examinando esta questão "com grande cuidado".

Os EUA têm sua embaixada em Tel Aviv, como os demais países, e sua hipotética mudança a Jerusalém é considerada uma linha vermelha pelos palestinos.

A mudança da legação diplomática americana a Jerusalém representaria para eles um reconhecimento da soberania israelense em toda a cidade, inclusive na parte oriental, território ocupado no qual os palestinos pretender ter a capital de seu futuro Estado.

Acompanhe tudo sobre:CisjordâniaDonald TrumpIsrael

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada