Mundo

Trump diz que Israel aceitou cessar-fogo de 60 dias em Gaza

Ainda de acordo com Trump, caberá agora ao Catar e ao Egito, dois dos principais mediadores regionais, formalizar a proposta junto ao grupo palestino Hamas

Confronto se arrasta desde outubro de 2023 e vem pressionando a comunidade internacional por uma solução diplomática (AFP)

Confronto se arrasta desde outubro de 2023 e vem pressionando a comunidade internacional por uma solução diplomática (AFP)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 1 de julho de 2025 às 20h05.

Última atualização em 1 de julho de 2025 às 20h20.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 1º, que Israel aceitou os termos de uma proposta de cessar-fogo de 60 dias na Faixa de Gaza. A declaração foi feita por meio de sua rede social, Truth Social.

Segundo Trump, a decisão foi tomada após uma “longa e produtiva reunião” entre representantes do governo americano e autoridades israelenses. O encontro teria resultado em um consenso sobre os termos para uma pausa temporária no conflito, que já dura desde outubro de 2023 e tem gerado pressão internacional por uma solução diplomática.

Qatar e Egito devem apresentar proposta final

Ainda de acordo com Trump, caberá agora ao Catar e ao Egito, dois dos principais mediadores regionais, formalizar a proposta junto ao grupo palestino Hamas.“Espero, para o bem do Oriente Médio, que o Hamas aceite este acordo, porque a situação não vai melhorar — só vai piorar”, escreveu o presidente.

Até o momento, o Hamas não se pronunciou oficialmente sobre a proposta.

A informação surge apenas alguns dias após o presidente americano afirmar, durante uma cúpula da Otan, a principal aliança militar do Ocidente, na Holanda, que “grandes progressos estão sendo feitos em Gaza”, algo corroborado por fontes do Hamas. Trump disse ter ouvido de seu enviado especial e negociador-chefe, Steve Witkoff, que um acerto estaria “muito perto”.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpFaixa de GazaIsraelHamas

Mais de Mundo

Israel ameaça Gaza com nova escalada se não houver trégua com libertação de reféns

EUA abre investigação contra Harvard por causa de patrocínio de vistos internacionais

Espanha pede união contra protecionismo de Trump em visita ao Paraguai

Efeitos das tarifas antidumping de grafite chinês impactam Tesla e indústria de baterias