Mundo

Trump diz que Índia ofereceu corte de tarifas, mas afirma que proposta veio tarde

Sobretaxas de 50% dos EUA atingem mais da metade das exportações indianas, com impacto em têxteis e joias

Donald Trump: presidente americano aumenta tensão com o Fed ao demitir Lisa Cook (Mandel Ngan/AFP)

Donald Trump: presidente americano aumenta tensão com o Fed ao demitir Lisa Cook (Mandel Ngan/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de setembro de 2025 às 13h54.

Última atualização em 1 de setembro de 2025 às 14h58.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 1º, que a Índia se ofereceu para reduzir suas tarifas a zero após a imposição de sobretaxas de 50% pelo governo americano.

Trump disse, no entanto, que a iniciativa veio “tarde demais” e não esclareceu se haverá retomada das negociações comerciais.

As novas tarifas, aplicadas na semana passada, dobraram a alíquota de 25% existente sobre as exportações indianas e passaram a atingir mais de 55% dos bens enviados ao mercado americano. Entre os setores mais prejudicados estão os de têxteis e joias, considerados intensivos em mão de obra.

Itens estratégicos como eletrônicos e produtos farmacêuticos foram poupados das sobretaxas, preservando os investimentos da Apple em fábricas na Índia. Autoridades indianas foram surpreendidas com a medida, após meses de negociações comerciais com Washington.

Contexto das tensões comerciais

A Índia foi um dos primeiros países a abrir negociações com a administração Trump, mas tarifas elevadas e políticas protecionistas em setores como agricultura e laticínios travaram os avanços. Até o momento, o Ministério de Relações Exteriores da Índia e a Casa Branca não comentaram sobre a oferta de corte tarifário.

Trump tem demonstrado insatisfação com Nova Délhi por manter importações de petróleo russo, alegando que isso contribui para financiar a guerra de Vladimir Putin na Ucrânia.

Alinhamentos internacionais

Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, se reuniu com Putin na China e declarou que os dois países compartilham uma relação “especial”. O encontro sinaliza a continuidade dos laços entre Índia e Rússia, mesmo sob pressão de Washington.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpÍndiaAppleTarifas

Mais de Mundo

Visto americano: taxa de mais de R$ 1300 dos EUA é suspensa por tempo indeterminado

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza