Mundo

Trump diz que EUA querem 'ótimos estudantes', não os que 'estejam causando problemas'

Governo americano suspendeu temporariamente a emissão de vistos estudantis enquanto se prepara para implementar uma nova política sobre rede sociais de candidatos

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 30 de maio de 2025 às 20h18.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta sexta-feira, 30, a decisão de vetar a matrícula de estudantes estrangeiros na Universidade de Harvard e a pausa temporária na emissão de vistos estudantis.

“Queremos ter ótimos estudantes aqui. Só não queremos estudantes que estejam causando problemas”, disse Trump em entrevista coletiva na Casa Branca durante a despedida oficial de Elon Musk de sua função anterior como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).

O governo americano suspendeu temporariamente a emissão de vistos estudantis enquanto se prepara para implementar uma nova política que exige um exame mais minucioso das redes sociais dos candidatos, informou o portal Politico nesta semana.

O secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou na quarta-feira que o Poder Executivo começará a revogar “vistos para estudantes chineses, incluindo aqueles com conexões com o Partido Comunista Chinês ou que estejam estudando em setores-chave”.

O principal alvo da ofensiva do governo contra as instituições culturais e educacionais é a Universidade de Harvard.

O governo congelou os subsídios concedidos à famosa instituição de ensino e apresentou suas ações contra ela como uma luta pelos direitos civis, pois acusou o campus de ter um viés progressista, de continuar a aplicar considerações raciais em suas políticas de admissão e de tolerar comportamentos antissemitas no campus.

“Não acho que Harvard esteja agindo muito bem”, resumiu Trump, cuja ordem para revogar a capacidade da instituição de matricular estudantes internacionais, no entanto, foi temporariamente bloqueada por uma juíza federal.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Harvard

Mais de Mundo

O que se sabe até agora sobre o 1º encontro de Trump e Lula nos EUA

Conversa entre Trump e Lula deve ser por telefone ou vídeo, diz chanceler brasileiro

Trump elogia Milei e apoia reeleição do argentino: 'Nunca vai te decepcionar'

Trump critica imigrantes, questiona mudanças climáticas e diz que merecia Nobel da Paz na ONU