Mundo

Trump diz que está falando com dirigentes do Camboja e da Tailândia sobre cessar-fogo

Uma disputa territorial na fronteira que remonta a várias décadas já deixou pelo menos 33 mortos

"Acabei de falar com o primeiro-ministro do Camboja sobre o fim da guerra com a Tailândia", indicou Trump, que está visitando a Escócia, na sua plataforma Truth Social. (Andrew Reynolds/AFP)

"Acabei de falar com o primeiro-ministro do Camboja sobre o fim da guerra com a Tailândia", indicou Trump, que está visitando a Escócia, na sua plataforma Truth Social. (Andrew Reynolds/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 26 de julho de 2025 às 14h23.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado, 26, que estava conversando com os líderes do Camboja e da Tailândia em um esforço para encerrar o conflito na fronteira que já deixou pelo menos 33 mortos.

"Acabei de falar com o primeiro-ministro do Camboja sobre o fim da guerra com a Tailândia", indicou Trump, que está visitando a Escócia, na sua plataforma Truth Social.

"Estou ligando para o primeiro-ministro interino da Tailândia, neste momento, para também solicitar um cessar-fogo e o fim da guerra que está sendo travada atualmente", acrescentou.

Em uma mensagem separada, publicada alguns minutos depois, o republicano elogiou "uma conversa muito boa" com o líder tailandês.

"A Tailândia, como o Camboja, quer um cessar-fogo imediato e PAZ", escreveu novamente o presidente dos EUA.

O número de mortos nos confrontos entre Tailândia e Camboja aumentou neste sábado para 33, enquanto os combates continuam na fronteira entre esses dois reinos do Sudeste Asiático, apesar das autoridades cambojanas terem pedido um "cessar-fogo".

Uma disputa territorial que remonta a várias décadas resultou na quinta-feira em intensos confrontos com o uso de aviões de combate, artilharia, tanques e infantaria, gerando preocupação internacional e levando o Conselho de Segurança da ONU a convocar uma reunião de emergência na sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpCambojaTailândiaGuerras

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'