Mundo

EUA e Coreia do Norte retomam contato e reacendem expectativa de encontro

Anúncio foi feito pelo presidente Donald Trump nesta sexta-feira, um dia depois de o republicano ter cancelado a reunião publicamente

Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-Un (Kevin Lamarque/Reuters)

Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-Un (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 25 de maio de 2018 às 12h33.

Última atualização em 25 de maio de 2018 às 12h40.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que o governo americano retomou os contatos com a Coreia do Norte após várias tentativas fracassas de diálogo para preparar a cúpula de 12 de junho com Kim Jong-un, cancelada pelo republicano ontem.

"Estamos conversando com eles agora. Foi um comunicado muito bom o que eles publicaram. Vamos ver o que acontece", disse Trump a jornalistas. "Poderia inclusive ser no dia 12. Temos muito interesse na cúpula", sugeriu o presidente.

Ao ser questionado se Kim estava fazendo um jogo estratégico nas negociações para que o encontro inédito aconteça, Trump respondeu que todos agem dessa forma. "Vocês sabem muito bem disso", afirmou.

O presidente celebrou que os contatos com a Coreia do Norte tenham sido restabelecido após várias tentativas fracassadas de dialogar com Kim para preparar a cúpula do dia 12.

Pouco antes das declarações aos jornalistas, Trump tinha elogiado no Twitter a Coreia do Norte pelo comunicado publicado em resposta à decisão americana de cancelar o encontro entre os dois líderes.

Na nota, o regime de Kim disse estar aberto a retomar o diálogo em "qualquer momento", uma postura que parece ter relaxado o recente clima de tensão entre as partes.

Ontem, Trump anunciou o cancelamento da cúpula após uma série de "hostilidades" da Coreia do Norte, que incluíram insultos de Pyongyang ao vice-presidente americano, Mike Pence.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

Cadeira descartável, esquenta-mãos e horas de fila: as táticas dos fãs de Trump para vê-lo na posse

Líderes mundiais reagem à posse de Trump

Argentina alcança superávit comercial recorde em 2024

Donald Trump nomeia republicano Mark Uyeda como presidente interino da SEC