Mundo

Trump diz que, caso ataque Guam, Kim enfrentará algo nunca visto

O regime norte-coreano informou hoje que prepara um plano para disparar em meados de agosto dois mísseis de médio alcance perto de Guam

Trump: "Veremos o que faz com Guam. Se fizer algo em Guam, (desencadeará) um evento nunca visto antes na Coreia do Norte" (Jonathan Ernst/Reuters)

Trump: "Veremos o que faz com Guam. Se fizer algo em Guam, (desencadeará) um evento nunca visto antes na Coreia do Norte" (Jonathan Ernst/Reuters)

E

EFE

Publicado em 10 de agosto de 2017 às 20h24.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que se o líder norte-coreano, Kim Jong-un, ordenar um ataque contra a ilha de Guam, terá como resposta algo "que ninguém viu antes na Coreia do Norte".

Ao término de uma reunião de segurança com seu vice-presidente, Mike Pence; seu assessor de segurança nacional, H.R. McMaster, e seu chefe de gabinete, John Kelly, Trump reiterou suas advertências à Coreia do Norte.

O regime de Pyongyang informou hoje que prepara um plano para disparar em meados de agosto dois mísseis de médio alcance perto das águas territoriais de Guam, ilha americana no Pacífico Ocidental e sede de uma base naval estratégica.

"Veremos o que faz com Guam. Se fizer algo em Guam, (desencadeará) um evento nunca visto antes na Coreia do Norte. Ele verá (...). Não poder sair por aí ameaçando Guam, os EUA, o Japão e a Coreia do Sul", disse Trump.

O presidente americano garantiu seu país está preparado para várias eventualidades militares e afirmou que sua linguagem firme não é um "desafio", mas uma "declaração de fatos".

Devido ao aumento da tensão com a Coreia do Norte, que segundo a inteligência americana pode possuir uma ogiva nuclear para instalar em um míssil intercontinental, Trump anunciou um aumento nos gastos com sistemas antimísseis.

"Vamos incrementar os orçamentos em muitos milhões devido à Coreia do Norte e outras razões", revelou o presidente, que prometeu um anúncio sobre investimento em sistemas antimísseis na próxima semana.

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesCoreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

General norte-coreano é ferido em Kursk, diz jornal dos EUA

O que se sabe sobre o novo míssil balístico russo Oreshnik, usado em ataque na Ucrânia

Rússia notificou EUA sobre lançamento de novo míssil com 30 minutos de antecedência

Biden chama mandado de prisão para Netanyahu e Gallant de “ultrajante”