Mundo

Trump diz para empresas globais fabricarem nos EUA ou então pagarem tarifas

Presidente dos EUA participou de forma remota do Fórum de Davos nesta quinta-feira

Discurso de Trump por videoconferência na reunião anual do Fórum Econômico Mundial (FEM) em Davos, em 23 de janeiro de 2025 (Fabrice COFFRINI/AFP)

Discurso de Trump por videoconferência na reunião anual do Fórum Econômico Mundial (FEM) em Davos, em 23 de janeiro de 2025 (Fabrice COFFRINI/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 23 de janeiro de 2025 às 17h42.

Última atualização em 23 de janeiro de 2025 às 18h58.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta quinta-feira às empresas globais que “fabriquem nos Estados Unidos” ou “simplesmente paguem tarifas”, durante seu discurso para o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

“Se não fabricarem seu produto nos EUA, o que é uma prerrogativa deles, então simplesmente terão de pagar uma tarifa, de valores variados”, advertiu Trump, que participou do evento por videoconferência.

Críticas à UE, elogios à China, energia e geopolítica: o que Trump falou em Davos

O mandatário, que se desculpou por não estar presente em Davos devido à proximidade de sua posse na última segunda-feira, prometeu a essas empresas “os impostos mais baixos do planeta” se elas decidirem transferir sua produção para os EUA.

“Minha mensagem para todas as empresas do mundo é muito simples: venham fabricar seu produto nos EUA, e nós lhes daremos os impostos mais baixos de todas as nações do planeta. Estamos reduzindo-os substancialmente”, declarou.

Trump também disse que as tarifas “direcionariam centenas de bilhões de dólares, e até mesmo trilhões de dólares” para os cofres do Tesouro dos EUA, “para fortalecer nossa economia e pagar nossa dívida”, afirmou.

“Sob o governo Trump, não haverá melhor lugar na Terra para criar empregos, construir fábricas ou desenvolver um negócio do que aqui nos EUA”, acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpDavosEmpresasTarifas

Mais de Mundo

Trump renova pedido de demissão de Lisa Cook, diretora do Fed

Suposto assassino de Kirk 'não está cooperando' nem confessou, diz governador de Utah

Devemos agir de acordo com o pensamento da 'Geração Z', diz nova primeira-ministra do Nepal

EUA e China retomam negociações em Madri com impasse sobre tarifas e futuro do TikTok