Mundo

Trump deu ordem para atacar a Síria durante a sobremesa

O presidente dos EUA disse à rede de televisão Fox Business que desfrutava da "mais bela fatia de torta de chocolate" quando recebeu a mensagem dos generais

Donald Trump: o presidente dos EUA contou que os 59 mísseis disparados atingiram seus alvos e qualificou o lançamento de proeza militar "incrível", "brilhante" e de "genialidade" (Chip Somodevilla/Getty Images)

Donald Trump: o presidente dos EUA contou que os 59 mísseis disparados atingiram seus alvos e qualificou o lançamento de proeza militar "incrível", "brilhante" e de "genialidade" (Chip Somodevilla/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 12 de abril de 2017 às 16h24.

Última atualização em 12 de abril de 2017 às 17h39.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu a ordem para disparar dezenas de mísseis contra a Síria "durante a sobremesa", quando recebia seu contraparte chinês, Xi Jinping, declarou o chefe de Estado americano em entrevista exibida nesta quarta-feira.

"Tínhamos terminado o jantar. Estávamos na sobremesa. Desfrutando da mais bela fatia de torta de chocolate que já tínhamos visto e o presidente Xi a estava saboreando", relatou Trump à rede de televisão Fox Business.

"E chegou a mim uma mensagem dos generais de que os navios estavam ancorados e carregados, o que fazer?", continuou.

"Assim, decidimos fazê-lo, os mísseis estavam a caminho".

"E disse: 'senhor presidente, deixe-me explicar algo' - isto foi durante a sobremesa - 'Acabamos de disparar 59 mísseis'"!, prosseguiu.

Segundo Trump, Xi "parou uns dez segundos e depois pediu ao intérprete que repetisse. Não me pareceu um bom sinal".

Mas depois, Xi respondeu que "se alguém é tão cruel para usar gases e fazer mal a essas crianças pequenas e bebês, está bem".

"Pareceu-lhe bem", reiterou Trump.

Os fatos ocorreram durante a visita de Xi à residência privada de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, em 6 de abril. Os disparos de mísseis americanos ocorreu em represália ao ataque químico contra a cidade rebelde de Khan Sheikhun, na província síria de Idlib (noroeste).

Washington responsabiliza o regime sírio por este ataque.

Na entrevista difundida nesta quarta, Trump contou que os 59 mísseis disparados atingiram seus alvos e qualificou o lançamento de proeza militar "incrível", "brilhante" e de "genialidade".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)SíriaDonald Trump

Mais de Mundo

Venezuela avalia como 'positivo' Lula tentar mediar crise com EUA

Zelensky ordena ampliação de alcance dos ataques no território russo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região oeste da Turquia

Eleição trouxe 'calma econômica' para a Argentina, diz CEO da Flybondi