Mundo

Tillerson não é mais secretário de Estado dos EUA

O presidente americano anunciou o diretor da CIA, Mike Pompeo para o cargo de Tillerson

Obrigado Rex Tillerson por seus serviços, disse Trump em sua conta no Twitter (Jonathan Ernst/Files/Reuters)

Obrigado Rex Tillerson por seus serviços, disse Trump em sua conta no Twitter (Jonathan Ernst/Files/Reuters)

E

EFE

Publicado em 13 de março de 2018 às 11h00.

Última atualização em 13 de março de 2018 às 11h09.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destituiu nesta terça-feira de maneira imediata Rex Tillerson como secretário de Estado e anunciou que o substituto será o atual diretor da CIA, Mike Pompeo.

"Mike Pompeo, diretor da CIA, será o nosso novo secretário de Estado. Ele fará um trabalho fantástico! Obrigado Rex Tillerson por seus serviços!", disse Trump em sua conta no Twitter.

Minutos depois, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, enviou um comunicado do presidente americano no qual Trump ressaltou que sob a direção de Tillerson, "alcançamos grandes coisas nos últimos 14 meses".

No entanto, as tensões entre Trump e Tillerson sempre foram constantes e ambos tinham reconhecido ter diferentes pontos de vista sobre assuntos fundamentais de política externa.

Sobre Pompeo, o líder demonstrou sua "confiança" de que é a "pessoa adequada para o trabalho neste momento fundamental".

"(Pompeo) dará seguimento ao nosso programa de restaurar o papel dos EUA no mundo, fortalecendo as nossas alianças, confrontando nossos adversários e buscando a desnuclearização da península da Coreia", ressaltou Trump no comunicado.

A Casa Branca informou que o presidente americano escolheu este momento para informar as mudanças em seu gabinete por conta das negociações iminentes com a Coreia do Norte e vários acordos de comércio.

Acompanhe tudo sobre:CIADonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de distância de um cessar-fogo, diz embaixador israelense

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, é eleito presidente do Uruguai

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai