Trump comenta diálogo histórico com a Coreia do Norte (Leah Millis/Reuters)
AFP
Publicado em 6 de março de 2018 às 13h34.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destacou nesta terça-feira (6) o "possível avanço" nas conversas sobre o programa nuclear da Coreia do Norte, depois de a Coreia do Sul anunciar que Pyongyang está disposta a negociar.
"Possível avanço está sendo alcançado em conversas com Coreia do Norte. Pela primeira vez em muitos anos se está fazendo um esforço sério por todas as partes envolvidas. O mundo está olhando e esperando", tuitou Trump.
Possible progress being made in talks with North Korea. For the first time in many years, a serious effort is being made by all parties concerned. The World is watching and waiting! May be false hope, but the U.S. is ready to go hard in either direction!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 6, 2018
"O mundo está olhando e esperando. Pode ser uma falsa esperança, mas os Estados Unidos estão prontos para irem em qualquer direção", acrescentou.
O Conselheiro de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-jong, formulou o surpreendente anúncio da abertura norte-coreana a negociações depois de uma viagem a Pyongyang, onde se encontrou com o líder Kim Jong-un.
Nesse encontro, as duas delegações coreanas acertaram uma nova rodada de conversas na zona desmilitarizada da fronteira.
De acordo com Chung, a Coreia do Norte está aberta a conversas "francas" com os Estados Unidos sobre desnuclearização e estaria disposto a suspender seus testes de mísseis e os nucleares, enquanto as negociações estiverem em marcha.
A Coreia do Norte pode vir a abandonar seu plano nuclear, se sua segurança nacional estiver garantida, afirmou Chung.