Mundo

Trump desfaz regulação de Obama sobre exploração de carvão

Donald Trump assinou lei que desfaz as regulações impostas por Barack Obama à exploração do carvão

Carvão: regulações de Obama protegiam aquíferos e rios dos rejeitos da exploração (22879277@N08/Creative Commons/Flickr)

Carvão: regulações de Obama protegiam aquíferos e rios dos rejeitos da exploração (22879277@N08/Creative Commons/Flickr)

E

EFE

Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 07h10.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira uma lei que desfaz regulações à exploração de carvão impostas pelo ex-presidente Barack Obama em seus últimos dias de mandato.

A lei suspende regulações do Departamento do Interior aprovadas em dezembro (último mês da presidência de Obama) que tinham como objetivo proteger rios e aquíferos dos despejos originados em explorações carboníferas.

Rodeado por mineiros com seus trajes de trabalho e legisladores republicanos, Trump disse que a lei "elimina outra horrível regulação que mata empregos e salva milhares de empregos nas minas".

O presidente americano lembrou ainda o grande apoio que teve durante a campanha em áreas dependentes da indústria do carvão como a Virgínia Ocidental.

Trump garantiu aos mineiros que a legislação de Obama era uma ameaça a seus empregos e acrescentou que "há um espírito de otimismo que cresce em todo o país".

Segundo o Serviço de Pesquisa do Congresso, um órgão consultivo não partidário que emite relatórios, a legislação suspensa hoje por Trump teria criado um número similar de empregos aos que teria destruído na indústria do carvão e teria permitido manter trabalhos do mesmo nível de destreza profissional.

Os republicanos estão utilizando uma lei conhecida como Lei de Revisão do Congresso para reverter regulações impostas durante a era Obama, um procedimento pouco habitual e que só requer maioria simples no Legislativo, sob controle republicano.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Meio ambienteDonald TrumpBarack ObamaCarvão

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA