Mundo

Trump desfaz regulação de Obama sobre exploração de carvão

Donald Trump assinou lei que desfaz as regulações impostas por Barack Obama à exploração do carvão

Carvão: regulações de Obama protegiam aquíferos e rios dos rejeitos da exploração (22879277@N08/Creative Commons/Flickr)

Carvão: regulações de Obama protegiam aquíferos e rios dos rejeitos da exploração (22879277@N08/Creative Commons/Flickr)

E

EFE

Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 07h10.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira uma lei que desfaz regulações à exploração de carvão impostas pelo ex-presidente Barack Obama em seus últimos dias de mandato.

A lei suspende regulações do Departamento do Interior aprovadas em dezembro (último mês da presidência de Obama) que tinham como objetivo proteger rios e aquíferos dos despejos originados em explorações carboníferas.

Rodeado por mineiros com seus trajes de trabalho e legisladores republicanos, Trump disse que a lei "elimina outra horrível regulação que mata empregos e salva milhares de empregos nas minas".

O presidente americano lembrou ainda o grande apoio que teve durante a campanha em áreas dependentes da indústria do carvão como a Virgínia Ocidental.

Trump garantiu aos mineiros que a legislação de Obama era uma ameaça a seus empregos e acrescentou que "há um espírito de otimismo que cresce em todo o país".

Segundo o Serviço de Pesquisa do Congresso, um órgão consultivo não partidário que emite relatórios, a legislação suspensa hoje por Trump teria criado um número similar de empregos aos que teria destruído na indústria do carvão e teria permitido manter trabalhos do mesmo nível de destreza profissional.

Os republicanos estão utilizando uma lei conhecida como Lei de Revisão do Congresso para reverter regulações impostas durante a era Obama, um procedimento pouco habitual e que só requer maioria simples no Legislativo, sob controle republicano.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCarvãoDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Meio ambiente

Mais de Mundo

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês