Mundo

Trump declara Memorial Day como dia de "paz permanente"

Presidente americano pediu que as pessoas usassem o dia "para olhar nos olhos umas das outras" e agradecer a todos os soldados que deram a vida pelo país

Donald Trump: "aqui, homenageamos os mais nobres entre nós, os homens e mulheres que pagaram o preço final pela vitória e pela liberdade" (Mike Theiler/Reuters)

Donald Trump: "aqui, homenageamos os mais nobres entre nós, os homens e mulheres que pagaram o preço final pela vitória e pela liberdade" (Mike Theiler/Reuters)

E

EFE

Publicado em 29 de maio de 2017 às 14h36.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira, dia em que o país vive o Memorial Day - para homenagear militares americanos mortos em combate -, como momento de "oração e de paz permanente", com um sóbrio e clássico discurso perante o Túmulo do Soldado Desconhecido, no Cemitério Nacional de Arlington, nos arredores de Washington.

A solene cerimônia no cemitério, onde estão enterrados militares mortos nas guerras em que os Estados Unidos participaram, começou com flores sendo colocadas no Túmulo ao Soldado Desconhecido e também contou com a participação do o vice-presidente americano, Mike Pence. Trump pediu que as pessoas usassem o dia "para olhar nos olhos umas das outras" e agradecer a todos os soldados que deram a vida pelo país.

"Aqui, homenageamos os mais nobres entre nós, os homens e mulheres que pagaram o preço final pela vitória e pela liberdade. Todos compartilham um título em comum, o título de herói. (...) É por famílias como essas que todas as nossas famílias têm certeza de que vivem em paz", assegurou o governante.

Trump também falou sobre os militares que estão na ativa e lembrou o fundamental papel deles nos desafios que o país enfrenta agora. Segundo ele, "uma nova geração de patriotas está lutando para vencer a batalha contra o terrorismo".

Na cerimônia participaram também o secretário de Defesa, James Mattis, e o chefe do Estado Maior Conjunto, o geral Joseph Dunford.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)GuerrasMortes

Mais de Mundo

Elon Musk, Jeff Bezos e Tim Cook: os bilionários e CEOs que estarão na posse de Trump

Quais são os poderes de Trump para impor tarifas e mudar o comércio global?

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas