Mundo

Trump decide encerrar proteção temporária para haitianos nos EUA

Os haitianos receberam o Status de Proteção Temporária (TPS) dos Estados Unidos após o terremoto devastador que atingiu o Haiti em 2010

Carolina Ingizza
Carolina Ingizza

Redatora na Exame

Publicado em 21 de fevereiro de 2025 às 11h05.

Última atualização em 21 de fevereiro de 2025 às 14h21.

O presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu encerrar o Status de Proteção Temporária (TPS) para haitianos em 3 de agosto de 2025, seis meses antes do prazo original. A medida, anunciada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS), já enfrenta desafios na Justiça. O fim do TPS pode levar à deportação de milhares de haitianos, que vivem e trabalham nos EUA desde o terremoto de 2010.

Durante sua campanha, Trump prometeu acabar com o TPS para mais de 1 milhão de pessoas de 17 países. O ex-presidente já havia tentado revogar a proteção dos haitianos em 2019, mas foi barrado pela Justiça. O governo Biden renovou o benefício até 2026, mas agora o DHS alega que o programa foi "abusado e explorado". "Estamos restaurando a integridade do sistema de TPS", declarou o Departamento de Segurança Interna, justificando a revogação.

Grupos de direitos dos imigrantes prometem contestar a decisão na Justiça. Com a medida, milhares de haitianos podem ser deportados a partir do segundo semestre de 2025.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ImigraçãoHaitiAo Ponto

Mais de Mundo

Por que a água do Mar Morto é tão salgada?

México rejeita tarifas dos EUA sobre países que comprarem petróleo da Venezuela, diz Sheinbaum

Bolívia declara "emergência nacional" após chuvas deixarem 51 mortos e centenas de famílias afetadas

Trump nega que mensagens vazadas do Signal sejam planos de guerra: 'Não é nada demais'