Mundo

Trump critica Xi Jinping e afirma que é 'extremamente difícil fazer um acordo' com a China

Declaração ocorreu horas após a Casa Branca anunciar que os presidentes dos EUA e China iriam conversar por telefone durante a semana, na tentativa de acalmar novas tensões comerciais

Donald Trumo e Xi Jinping: presidente dos EUA faz declaração contra líder chinês  (AFP/AFP)

Donald Trumo e Xi Jinping: presidente dos EUA faz declaração contra líder chinês (AFP/AFP)

Publicado em 4 de junho de 2025 às 07h38.

Na madrugada desta quarta-feira, 4, Donald Trump afirmou que  é "extremamente difícil de fazer um acordo" com o o presidente chinês Xi Jinping. A declaração do presidente dos Estados Unidos veio horas após a Casa Branca anunciar que os líderes dos dois países iriam conversar ao longo da semana para tentar resolver as tensões comerciais.

“Gosto do presidente Xi da China, sempre gostei e sempre gostarei, mas ele é MUITO DURO E EXTREMAMENTE DIFÍCIL DE FAZER UM ACORDO!!!”, escreveu Trump em sua conta no Truth Social, por volta das 03h17, no horário de Brasília.

Em resposta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, afirmou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira que a "posição e os princípios da China para o desenvolvimento das relações entre China e EUA são consistentes".

A publicação de Trump ocorre no contexto de um novo impasse comercial entre os dois países, que recentemente impuseram restrições à exportação de suprimentos industriais e de tecnologia.

O presidente dos EUA havia acusado a China de não cumprir o acordo firmado durante uma reunião em Genebra no mês passado, alegando que o país não estava honrando os compromissos assumidos. Por sua vez, Lin Jian negou as acusações de Trump na última terça-feira, 3.

A Casa Branca confirmou que haverá uma ligação telefônica entre os dois presidentes nesta semana, na tentativa de negociar um novo acordo e aliviar as tensões comerciais recentes.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpChinaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Venezuela avalia como 'positivo' Lula tentar mediar crise com EUA

Zelensky ordena ampliação de alcance dos ataques no território russo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região oeste da Turquia

Eleição trouxe 'calma econômica' para a Argentina, diz CEO da Flybondi