Mundo

Trump conversa durante 90 minutos com premiê japonês em NY

O premier do Japão fez uma parada em Nova York a caminho de Lima, onde participará da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico

Trump: na campanha, o magnata assinalou o Japão como um dos países que deveriam pagar mais aos EUA pela assistência miliar que recebem (Mike Segar/Reuters)

Trump: na campanha, o magnata assinalou o Japão como um dos países que deveriam pagar mais aos EUA pela assistência miliar que recebem (Mike Segar/Reuters)

E

EFE

Publicado em 17 de novembro de 2016 às 23h00.

Nova York - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu nesta quinta-feira durante cerca de 90 minutos com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, o primeiro governante com o qual o magnata se encontra desde que venceu os últimos pleitos americanos.

À espera que haja maiores explicações sobre a reunião, um porta-voz oficial disse que a reunião começou às 16h55 (horário local, 19h55 de Brasília), cinco minutos antes da hora programada, e aconteceu na Trump Tower de Nova York.

Embora a princípio tenham informado que a reunião contaria com a participação do vice-presidente eleito, não foi possível confirmar esse dado e, de fato, Mike Pence chegou à Trump Tower vários minutos antes do fim da reunião.

Porta-vozes da equipe de transição anunciaram na primeira hora de hoje que possivelmente se daria informação sobre a reunião quando esta terminasse, mas insistiram que o encontro seria "muito informal" e não anteciparam grandes resultados.

"Acredito que uma conversa mais a fundo sobre temas políticos e relações entre Japão e Estados Unidos terá que esperar até depois da inauguração (do mandato de Trump)", afirmou a porta-voz da equipe de transição, Kellyanne Conway.

O primeiro-ministro do Japão fez uma parada em Nova York a caminho de Lima, onde participará da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), na qual estará, entre outros, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Durante a campanha eleitoral, Trump foi muito crítico com uma série de tratados comerciais dos Estados Unidos, como o que os vincula aos países da América do Norte e o Tratado Transpacífico (TPP).

Além disso, o magnata assinalou o Japão como um dos países que deveriam pagar mais aos Estados Unidos pela assistência miliar que recebem de sua parte, algo que despertou preocupação em Tóquio.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Shinzo Abe

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha