Mundo

Trump conversa com Macron antes de anunciar decisão sobre acordo com Irã

O presidente americano conversou com o presidente francês ontem antes de anunciar se irá retirar sua posição sobre o acordo nuclear com o Irã

Macron e Trump: o presidente francês já se posicionou a favor da manutenção do acordo nuclear do Irã (Jonathan Ernst/Reuters)

Macron e Trump: o presidente francês já se posicionou a favor da manutenção do acordo nuclear do Irã (Jonathan Ernst/Reuters)

E

EFE

Publicado em 8 de maio de 2018 às 13h32.

Última atualização em 8 de maio de 2018 às 14h24.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou por telefone nesta terça-feira com o presidente da França, Emmanuel Macron, horas antes de anunciar sua decisão sobre se irá retirar seu país do acordo nuclear com o Irã, informou a Casa Branca.

Uma fonte da Casa Branca, que pediu anonimato, confirmou à Agência Efe que o telefonema aconteceu na manhã de hoje.

"Anunciarei minha decisão sobre o Acordo com o Irã amanhã (terça-feira) na Casa Branca, às 2h p.m. (15h em Brasília)", escreveu Trump ontem no Twitter.

Macron, assim como a chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, foram a Washington nos últimos dias para pressionar Trump para que os EUA permaneçam no acordo, preocupados com as consequências para a estabilidade no Oriente Médio caso Washington decida deixar o pacto.

Trump disse em várias ocasiões que deixará o acordo se este não for revisado, e, para isso, exige uma limitação ao sistema de mísseis balísticos do Irã e de sua influência na região.

O acordo, assinado entre Irã e o Grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido, mais Alemanha), limita o programa nuclear do Irã em troca do levantamento das sanções internacionais, mas não inclui nenhuma referência às armas convencionais ou à política externa da República Islâmica.

Por sua vez, o presidente iraniano, Hassan Rohani, advertiu neste fim de semana os Estados Unidos ao afirmar que se arrependerão "muito em breve" se deixarem o acordo nuclear, ao mesmo tempo em que reiterou sua recusa a negociar um novo pacto.

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesDonald TrumpEmmanuel MacronEstados Unidos (EUA)FrançaIrã - País

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA